18 abril, 2024

Últimas:

Brasil passa pelo Canadá na Liga Mundial

Anúncios

Embalada após duas vitórias contra Irã e Itália, a seleção brasileira fez o que se esperava e conseguiu um triunfo diante do Canadá, na quarta partida da equipe sob o comando de Renan Dal Zotto na Liga Mundial. Em um jogo com sets equilibrados, o Brasil saiu atrás no placar, mas contou com a consistência de Lucão e com as boas aparições de Renan Buiatti e Lucarelli para se recuperar e fechar a partida em 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/20, 25/22 e 25/23.

Renan foi o maior pontuador do Brasil, com 19 acertos (16 ataques, dois bloqueios e um ace). Ele substituiu Evandro, destaque no primeiro fim de semana da Liga Mundial. O campeão olímpico sentiu dores na panturrilha e foi poupado pelo técnico Renan Dal Zotto.

Anúncios

– Foi muito bom conseguir essa vitória na minha primeira partida como titular. Foi difícil para mim. Acho que há uns três meses que eu não começava jogando, desde que saí da Superliga, e é diferente de estar só treinando. Comecei meio devagar, mas depois, do meio para frente, o meu jogo fluiu melhor e consegui ajudar mais a seleção, que é o meu principal objetivo. O mais importante é sempre a vitória do Brasil – disse o oposto.

Lucão também se destacou na partida. Ele cresceu set a set e foi fundamental na quarta parcial. O central campeão olímpico acabou a partida com 17 pontos. Pelo lado canadense, Perrin foi o principal jogador, com 20 acertos.

Anúncios

– Foi uma ótima experiência, uma boa prova para o Renan. E, além disso, foi importante ver cada vez mais que a transição do Thales com o Tiago Brendle na função de líbero vem dando certo. Os dois se completam bem – avaliou o técnico Renan Dal Zotto. 

A vitória faz com que a seleção ultrapasse a França e chegue à liderança provisória da Liga Mundial, com dez pontos em quatro jogos. De qualquer forma, o Brasil já está classificado para a fase final da competição por ser o país-sede. Os jogos acontecem na cidade de Curitiba, entre 4 e 8 de julho.

A caminhada brasileira na Liga Mundial segue a todo vapor. O próximo desafio da equipe será no sábado, contra a Polônia, que ocupa o quinto lugar, com cinco pontos até aqui. A partida começa às 10h40 (de Brasília).

Brasil comemora vitória sobre o Canadá na Liga Mundial (Foto: Divulgação/FIVB)
Brasil comemora vitória sobre o Canadá na Liga Mundial (Foto: Divulgação/FIVB)

O jogo

A partida começou bastante equilibrada, com as duas equipes se alternando na frente em diversos momentos. O Brasil começou com estilo no duelo, acertando um belo ace com Renan. Depois, foi a vez de Maurício Souza mandar com efeito para deixar o placar em 7 a 5 para o Brasil. O Canadá também mostrou qualidade nos saques e continuou em cima da seleção brasileira, evitando a distância no placar. O primeiro tempo técnico aconteceu com o Canadá vencendo (8 a 7), mas o Brasil retomou a vantagem e conseguiu chegar ao segundo tempo obrigatório com a vantagem (16 a 15). Logo após a volta, um momento no mínimo curioso. A arbitragem da partida pediu desafio por conta de uma invasão de Lucarelli à quadra adversária, que foi confirmada pela arbitragem. Com o ponto, o Canadá passou a frente (17 a 16). Depois, o Brasil acertou dois aces seguidos, com direito a desafio pedido pelo treinador Renan Dal Zotto, que surtiu efeito. Os pontos fizeram com que o Canadá pedisse tempo, por estar em desvantagem de dois pontos em momento crucial do set (20 a 18), mas os canadenses retornaram ao bom momento e fizeram o que precisavam para chegar ao set point (24 a 23). Um ace de Van Berkel fechou o set a favor do Canadá.

A quantidade de aces no segundo set foi menor, mas surgiram lances plásticos (e controvérsias). Logo no segundo ponto, o Canadá pediu desafio, que foi negado. Apesar disso, o começo foi novamente equilibrado, e os canadenses foram para o primeiro tempo técnico na frente (8 a 7). Mais tarde, o Brasil ficou com dois pontos de desvantagem, mas buscou a virada com duas belas jogadas de Maurício Souza, em um toque com jeito, além de uma boa bola de Renan, deixando o placar em 13 a 12. O Canadá pediu tempo, mas não conseguiu organizar a equipe. Depois de um bom rally, Maurício Borges colocou a bola longe do alcance dos canadenses e deixou o Brasil novamente com dois pontos de frente (16 a 14). No lance seguinte, um ponto controverso do Canadá após saque para fora de Maurício Borges. O desafio pedido por Renan Dal Zotto demorou a aparecer e, mesmo após a confirmação, gerou muita reclamação. Depois disso, só deu Brasil, que conseguiu abrir cinco pontos de vantagem (20 a 15) e aproveitou os erros do Canadá para fechar o set em 25 a 20 e empatar a partida.

Lucão cresceu na partida e foi um dos destaques do Brasil (Foto: FIVB)
Lucão cresceu na partida e foi um dos destaques do Brasil (Foto: FIVB)

Dois nomes se destacaram pela equipe brasileira no terceiro set: Lucão e Lucarelli. Na primeira metade da disputa, Lucão fez dois pontos com muita categoria no meio de rede. O Brasil começou bem, abrindo 6 a 3 e forçando o Canadá a pedir tempo. Apesar disso, a fala do treinador Stéphane Antiga surtiu efeito e os canadenses viraram o placar. Nada que impedisse o Brasil de ir em vantagem para o primeiro tempo técnico obrigatório em vantagem (8 a 7). Na sequência, o Canadá bem que tentou equilibrar as coisas e até conseguiu por certo tempo, mas não manteve a pegada e o Brasil chegou mais uma vez em vantagem ao tempo técnico (16 a 1 4). Na volta, foi a vez de Lucarelli mostrar sua habilidade, ao fazer um dos melhores pontos da partida. Em bom ataque do Canadá, ele salvou e, no contra-ataque, tratou de marcar o ponto com uma bomba. Após o belo ponto, a distância aumentou e chegou a seis pontos quando Bruno fez ace e deu o set point ao Brasil, que vencia por 24 a 18. Ainda assim, o Canadá foi valente. Buscou diversas bolas difíceis e chegou a diminuir o placar para 24 a 22, o que fez com que Renan Dal Zotto pedisse tempo. Na volta, Lucão tentou o ponto, mas bola foi desviada e saiu, para fechar o set em 25 a 22.

No quarto set, o que se viu foi um show dos bloqueios de ambas as equipes, mas os erros de saque também fizeram parte do período. Por falar em erros, o Brasil começou mal, desperdiçando bolas fáceis. O Canadá demonstrava mais vontade e chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 6. Quando as equipes voltaram, no entanto, parecia que o Brasil havia voltado à boa forma, por conta dos três pontos consecutivos e da virada para 9 a 8. A seleção só não contava com a disposição do bloqueio canadense, que foi providencial e deu três pontos de vantagem ao oitavo colocado do ranking mundial. Precisando se recuperar para fechar a partida, foi a vez do Brasil acertar a cobertura e conseguir nova virada. Desta vez, providencial para o Brasil chegar novamente em vantagem ao tempo técnico (16 a 15). Foi aí que recomeçou o show de Lucão, que fez pontos cruciais, incluíndo uma jogada China, pouco comum. Depois, foi a vez de Renan marcar dois pontos em sequência, recolocar o Brasil na frente (21 a 20) e forçar o pedido de tempo do treinador canadense. Não adiantou: algum tempo depois, Van Doorn errou feio e o Brasil chegou ao set point. O Canadá bem que tentou ser valente mais uma vez, mas não conseguiu. Sanders tentou salvar o ponto decisivo, mas o dia era do Brasil, que fechou o set em 25 a 23 e venceu a partida.

O Brasil na Liga Mundial (horários de Brasília)

Primeira etapa – Pesaro, Itália
Sexta-feira (02.06) – Brasil 2 x 3 Polônia

Sábado (03.06) – Brasil 3 x1 Irã
Domingo (04.06) – Brasil 3 x 1 Itália

Segunda etapa – Varna, Bulgária
Sexta-feira (09/06) – Brasil 3 x 1 Canadá
Sábado (10/06) – Brasil x Polônia, às 10h40
Domingo (11/06) – Brasil x Bulgária, às 14h40

Terceira etapa – Córdoba, Argentina
Sexta-feira (16/06) – Brasil x Bulgária, 18h10
Sábado (17/06) – Brasil x Argentina, 19h10
Domingo (18/06) – Brasil x Sérvia, 16h10

Fonte: G1

Últimas

MediaCo adquire conteúdo e operações digitais da Estrella Media

18/04/2024

A transação irá criar uma das maiores plataformas de mídia multicultural do país.

Categorias