Anúncios
Em tarde pouco inspirada no Levi’s Stadium, em Santa Clara, o Brasil só empatou com a Colômbia por 1 a 1 e passou às quartas de final da Copa América no segundo lugar do Grupo D. O gol brasileiro foi marcado por Raphinha, ainda no início do primeiro tempo, mas Muñoz deixou tudo igual nos acréscimos da etapa inicial e garantiu a liderança aos colombianos.
Os brasileiros reclamaram de um possível pênalti não marcado no primeiro tempo, em cima de Vinicius Júnior, que, inclusive, levou cartão amarelo e está fora da próxima fase.
Anúncios
O próximo desafio do Brasil nesta Copa América está marcado para este sábado. O time de Dorival Júnior irá encarar o Uruguai, a partir das 22h (de Brasília), em Las Vegas, pelas quartas de final da competição.
A Colômbia, por sua vez, medirá forças contra o Panamá. A partida também acontecerá neste sábado, mas às 19h, em Glendale.
Anúncios
O jogo começou quente, bem como o clima na cidade de Santa Clara. Logo aos sete minutos, James Rodríguez quase abriu o placar em uma cobrança de falta venenosa. O meio-campista do São Paulo chutou firme e viu a bola resvalar no travessão antes de se perder pela linha de fundo.
O Brasil não demorou para responder. Aos nove minutos, Raphinha partiu em velocidade pelo lado direito e acionou Bruno Guimarães, que chegou batendo da entrada da área e parou em boa defesa de Vargas.
A Seleção abriu o marcador aos 11 minutos. Raphinha cobrou falta com categoria de perna esquerda e colocou a bola no ângulo, sem chances para Vargas, que viu a bola morrer no fundo das redes.
Os colombianos chegaram a deixar tudo igual aos 18 minutos. James cruzou na área e Sánchez apareceu no meio dos zagueiros brasileiros para completar de cabeça. O tento, porém, foi invalidado por impedimento.
A Colômbia voltou a levar perigo aos 33 minutos, novamente por meio de James Rodríguez. O atleta surpreendeu os brasileiros e cobrou falta pela esquerda direto para o gol, mas Alisson espalmou. James bateu escanteio e, no rebote, Richard Ríos finalizou da entrada da área, mas o goleiro brasileiro fez nova defesa.
O Brasil reclamou de um possível pênalti aos 42 minutos. Vinicius Júnior driblou Muñoz e claramente foi derrubado pelo marcador. O árbitro, porém, não marcou a penalidade e nem foi chamado pelo VAR para rever a jogada, que foi analisada por dois minutos.
A decisão implicou diretamente no que viria acontecer logo em seguida. Aos 47, após boa trama da Colômbia, Muñoz recebeu lindo passe de Córdoba, invadiu a área bateu na saída de Alisson, deixando tudo igual em Santa Clara.
Assim como no primeiro tempo, a partida seguiu equilibrada após o intervalo. O Brasil tinha dificuldade de ganhar o meio-campo, mas conseguia levar perigo através de jogadas pelos lados do campo, com Vini Jr, Rodrygo e Raphinha, que quase balançou as redes aos 13 minutos.
Em nova cobrança de falta, o atacante do Barcelona finalizou com muito perigo, tirando tinha da trave defendida por Vargas.
A Seleção, porém, viu a Colômbia tomar conta da partida e não conseguia jogar. A equipe colombiana trocava passes com facilidade, mas não criava chances de perigo. O Brasil, precisando da vitória, só assistia.
Os colombianos desperdiçaram grande chance de virar o jogo aos 38 minutos. Luis Díaz partiu na esquerda e cruzou para Borré, que estava livre de marcação, mas mandou por cima do gol. O Brasil não mostrou forças para marcar um gol e amargurou o segundo lugar do Grupo D.
BRASIL 1 X 1 COLÔMBIA
Local: Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia (EUA)
Data: 02 de julho de 2024 (terça-feira)
Horário: às 22h (de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Vinicius Júnior, João Gomes, Danilo e Bruno Guimarães (Brasil); Deiver e Lerma (Colômbia)
Cartões vermelhos: Nenhum
GOLS: Raphinha, aos 11′ do 1ºT (Brasil); Muñoz, aos 47′ do 1ºT (Colômbia)
BRASIL: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell (Endrick); Bruno Guimarães (Douglas Luiz), João Gomes (Éderson) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha, Rodrygo (Savinho) e Vinicius Júnior.
Técnico: Dorival Júnior
COLÔMBIA: Vargas; Muñoz, Davinson Sánchez, Cuesta e Deiver (Mojica); Lerma, Richard Ríos (Mateus Uribe), Jhon Arias e James Rodríguez (Carrascal); Luis Díaz (Sinisterra) e Córdoba (Borré).
Técnico: Néstor Lorenzo
Fonte: Conmebol – Foto: Rafael Ribeiro/CBF