27 abril, 2024

Últimas:

Brasil e OEA defendem eleições para solucionar crise na Venezuela

Anúncios

Luis Almagro e Aloysio Nunes se reuniram no Palácio do Itamaraty, em Brasília (Foto: Divulgação)

O Brasil e a Organização dos Estados Americanos (OEA) defenderam nesta segunda-feira (10) a realização de eleições na Venezuela como uma saída para a crise social, política e econômica que o país enfrenta. A pressão internacional sobre a Venezuela cresceu nos últimos dias depois que a mais alta instância judiciária do país revogou, temporariamente, as funções do Parlamento.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) considerou a iniciativa, que foi revista dias depois, uma “grave alteração” da Constituição. O secretário-geral da entidade, Luis Almagro, se reuniu nesta segunda com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes. Ao final do encontro, ambos fizeram uma declaração à imprensa.

Anúncios

Nunes, disse que é preciso insistir no calendário eleitoral e na liberação dos presos políticos. Defendeu também que sejam mantidas as prerrogativas da Assembleia Nacional da Venezuela.

“É fundamental insistirmos, como temos insistido, na urgência da confirmação do calendário eleitoral. O povo precisa falar. A voz do povo é central na solução da crise venezuelana”, declarou o ministro.

Anúncios

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, afirmou que eleições são a única saída para a crise institucional enfrentada pelo país sul-americano, que, segundo ele, precisa de um governo legítimo.

“A única saída da crise institucional e política é com eleições, com um cronograma eleitoral. A Venezuela precisa de um governo legítimo, que permita ao país captar mais recursos financeiros, mais apoios internacionais, para recuperar seu aparato produtivo e social”, disse Luis Almagro.

“Somos conscientes do problema que tem a Venezuela, um país afetado completamente por uma crise econômica, social política, cultural como não se havia visto em nenhum momento antes”, completou o secretário-geral da OEA.

Além do assunto Venezuela, Nunes e Almagro informaram que debateram também sobre a organização da próxima assembleia geral da OEA, que será realizada no México em junho.

Resposta às críticas

“Não metam o nariz na Venezuela. Rejeitamos [as críticas], porque, em concerto, promovem a intervenção da Venezuela para simplesmente satisfazer os interesses de Washington e os mandatos que lhes dão dos Estados Unidos”, disse a ministra venezuelana das Relações Exteriores à imprensa estatal.

Ruas de Caracas são tomadas de manifestantes contrários ao governo de Nicolás Maduro (Foto: Reuters/Christian Veron)
Ruas de Caracas são tomadas de manifestantes contrários ao governo de Nicolás Maduro (Foto: Reprodução)

Fonte: Yahoo!

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias