Anúncios
O Brasil pode comemorar mais três vagas nas Olimpíadas de Paris 2024. Guilherme Costa e Maria Fernanda Costa, que já tinham se classificado nos 400m livre, também garantiram participação nas provas de 200m livre nesta terça-feira (07). Além deles, Beatriz Dizotti conquistou vaga nos 1500m. A disputa do Troféu Brasil, seletiva olímpica da natação para Paris, segue até o próximo sábado (11).
Bronze em Tóquio, Fernando Scheffer não conseguiu se classificar nos 200 livre.
Anúncios
200M LIVRE FEMININO
Além de confirmar o favoritismo e sagrar-se campeã do Troféu Brasil, Maria Fernanda Costa, a Mafê, completou a prova em 1m56s37 e ficou abaixo do índice olímpico. A marca, que garantiu a ela mais uma vaga em Paris 2024, é o novo recorde sul-americano na prova.
– Incrível o que eu estou vivendo esse ano. Tenho me esforçado muito, me dedicado muito. Eu tenho amadurecido muito com a natação. É incrível e eu estou muito feliz – disse Mafê, após a conquista.
Anúncios
Além da campeã, o pódio teve Stephanie Balduccini em segundo lugar com tempo de 01m58s51 e Gabrielle Roncatto em terceiro, com 01m58s57. As duas ficaram com tempo acima do índice e não vão às Olimpíadas.
200M LIVRE MASCULINO
Na prova masculina com mais expectativa na noite desta terça-feira (07), os resultados não foram como o esperado e apenas um nadador brasileiro se classificou.
Murilo Sartori foi o campeão da prova com tempo de 1m46s98, porém, acima do índice olímpico, não conseguiu vaga em Paris 2024. Além dele, Fernando Scheffer, medalhista olímpico na prova e terceiro colocado no Troféu Brasil, não conseguiu se classificar.
O destaque positivo ficou para Guilherme Costa, o Cachorrão, que terminou a prova em segundo lugar com tempo de 01m47s10. Apesar da derrota, Cachorrão já havia atingido o índice em outra competição válida e carimbou nova vaga nas Olimpíadas de Paris.
1.500M LIVRE FEMININO
Na prova mais longa do dia, o primeiro lugar ficou com Beatriz Dizotti. A nadadora fez os 1500m livre em 16m14s02 e conquistou a medalha de ouro no troféu Brasil.
O tempo de Bia ficou acima do índice olímpico, mas, assim como Guilherme Costa nos 200m livre Masculino, a brasileira já havia alcançado o tempo necessário em outra competição e, como não foi superada por nenhuma outra atleta, estará em Paris 2024.
– Eu amo nadar essa prova. É o lugar que eu me encontro, que eu me sinto em casa. Eu tenho muitos sonhos em mente, muitos objetivos. Hoje eu entendo que passei por momentos difíceis, mas que estou me reerguendo e que Paris vai ser ainda melhor. – falou Bia após conquistar o primeiro lugar na prova.
OUTRAS PROVAS
Além das vagas conquistadas nas três categorias, a noite contou com outras duas finais. No 400m medley masculino, o campeão foi Stephan Steverink. O nadador do Flamengo fechou a prova com tempo de 4m16s29, mas não conseguiu garantir vaga olímpica.
Já nos 100m peito feminino, a grande vencedora foi Ana Carolina Viera, atleta do Pinheiros, com tempo de 1m08s92. A atleta, no entanto, também nadou acima do índice necessário para garantir vaga e está fora das Olimpíadas de Paris 2024.
Os nadadores brasileiros voltam às águas de Campos Afonsos nesta quarta-feira (08) para a disputa de outras cinco categorias: 200m borboleta masculino, 100m costas feminino, 200m peito masculino, 200m medley feminino e 100m costas masculino.
Fonte: G1