19 abril, 2024

Últimas:

Brasil bate a Bulgária e encaminha ida à fase final da Liga das Nações

Anúncios

O sorriso até indicava uma brincadeira, mas Renan Dal Zotto falava sério. Durante a semana, o técnico da seleção brasileira disse que não há adversário maior que a Bulgária neste momento. Rival nesta sexta-feira, estreia da equipe em casa na Liga das Nações, os europeus também vão brigar com o Brasil por uma vaga nos Jogos de Tóquio, no Pré-Olímpico, em agosto. A partida em Cuiabá, então, ganhou ares de teste. E, apesar de algum sufoco, o time da casa foi aprovado sem maiores sustos. Em 3 sets a 1, parciais 25/20, 21/25, 25/19 e 25/14, dominou o duelo e fez a festa da torcida.

Com a vitória, o Brasil se aproxima da vaga na fase final da Liga das Nações. A seleção chega aos 25 pontos, na segunda colocação, atrás do Irã. Se vencer os outros dois jogos em Cuiabá e a Polônia perder um de seus jogos, avança com uma etapa de antecedência. Neste sábado, a seleção volta à quadra contra a Alemanha, às 21h.

Anúncios

Fatos do jogo

Foi a estreia do Brasil em casa na Liga das Nações, e a primeira partida de Leal em frente à torcida brasileira. Ainda que as arquibancadas da arena não estivessem cheias, o apoio foi contínuo.

Anúncios

Os sets

Mesmo antes do aquecimento, jogadores dos dois times levavam as mãos ao rosto de tempos em tempos para limpar o suor. O forte calor na arena em Cuiabá incomodava. Mesmo acostumados ao frio, foram os búlgaros que largaram na frente. No primeiro tempo técnico, lideravam o placar em 8/6. Não demorou, porém, para que os brasileiros tomassem a frente. No ace de Lucarelli, o time da casa fez 11/9, e o técnico rival parou o jogo. Os europeus tinham na força física a sua maior arma. Mas o Brasil logo encontrou o caminho para furar o paredão búlgaro. Ao administrar bem a vantagem, fechou o primeiro set com tranquilidade em 25/20, com Lucarelli.

A Bulgária também foi melhor no início do segundo set. Penchev, que defendeu o Sesc-RJ na última temporada, fez estragos com seu saque e levou seu time a 5/2 no placar. Renan, então, pediu tempo. Não adiantou muito. O momento era melhor para o lado de lá, e os búlgaros abriram 13/8. Mais um pedido de tempo e nada. O Brasil, que pouco havia errado no primeiro set, passou a dar pontos de graça para os rivais. A reação por vezes pareceu próxima, mas ficou apenas na ameaça. No bloqueio de Gotsev, a Bulgária deixou tudo igual: 25/21.

A resposta foi imediata. O Brasil voltou melhor no terceiro set. Já não errava tanto e conseguia explorar o bloqueio dos rivais. Logo disparou no placar. Na marra, a Bulgária até tentou chegar, mas a seleção da casa conseguia segurar bem a vantagem. No ace de Leal, os brasileiros já tinham 22/17. O técnico rival parou o jogo e tentou arrumar a casa. Não conseguiu. Com tranquilidade, o Brasil fechou a parcial em 25/19.

No set final, o Brasil se impôs desde o primeiro ponto. A Bulgária já não conseguia fazer frente aos rivais. Depois de um bloqueio de Lucão, a vantagem já era de seis pontos (13/7). Prandi Silvano seguiu o roteiro e parou a partida mais uma vez. Mais uma vez, de nada adiantou. O Brasil encaminhou a vitória até com certa facilidade: 25/14.

Escalações

Brasil: Bruninho, Wallace, Isac, Lucão, Leal e Lucarelli. Líberos: Thales e Maique. Entraram: Maurício Borges, Maurício Souza, Cachopa, Alan, Douglas Souza e Flávio.

Bulgária: Martin Atanasov, Svetoslav Gotsev, Rozalin Penchev, Georgi Seganov, Teodor Todorov e Tsvetan Sokolov. Líbero: Ivanov.

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias