Anúncios
Com mais altos do que baixos, a seleção masculina de vôlei conseguiu se impor e venceu a Alemanha, nesta quarta-feira, no primeiro jogo da Liga das Nações 2023. Com parciais de 26/24, 25/16, 19/25 e 25/15, o time de Renan Dal Zotto ganhou por 3 a 1 e começou a Liga das Nações com o pé direito.
A Alemanha começou melhor, mas o Brasil conseguiu uma grande virada no primeiro set. No segundo, passou o trator. Porém, errou no fim do terceiro e cedeu uma parcial para os rivais. No quarto, se impôs e venceu com autoridade para garantir os três pontos.
Anúncios
Destaques
Foi uma vitória bastante coletiva. Lucarelli se destacou pela quantidade de pontos (20) e por ajudar no fundo de quadra também. O bom momento de Flávio no bloqueio foi importante para tirar a confiança dos atacantes alemães. Pelo lado alemão, o levantador Kampa foi o mais regular. Weber foi o jogador mais mortal no ataque e maior pontuador do jogo, com 21.
Próximos jogos
O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília). O time de Renan Dal Zotto enfrenta a Argentina. Na sexta, a equipe folga, volta a jogar no sábado, contra Cuba, e encerra a primeira semana contra os Estados Unidos, no domingo.
Anúncios
Na tabela
O Brasil está em quarto lugar, empatado com Polônia e Eslovênia, com três pontos. Os quatro venceram por 3 a 1 seus primeiros jogos. A Alemanha está em 11º, com zero pontos.
O jogo
A Alemanha começou surpreendendo o Brasil. Principalmente, com a boa distribuição Kampa e a força de Weber pela saída. Com dificuldade na virada de bola, a seleção viu o adversário abrir 15 a 10. Mas, aos poucos, foi se encontrando em quadra. Otávio fez um ace e diminuiu o prejuízo (15 a 12). Flavio, muito bem no bloqueio, deu dois tocos e o Brasil ficou a um do empate (18 a 17). Empate que veio no ataque para fora de Weber (22 a 22). A virada veio com uma defesaça de Maique e ataque de Lucarelli (25 a 24). Weber, que já tinha sete pontos, errou mais uma e deu o set para a seleção: 26 a 24.
Embalado pelo bom fim do primeiro set, o Brasil começou bem a segunda parcial. Flavio pegou Krick, fez seu quinto bloqueio no jogo, e conseguiu pequena vantagem (7 a 5). Bruninho fez boa defesa, Adriano caprichou no levantamento de manchete de costas e Lucarelli deu uma caixinha linda (13 a 9). Lucarelli pegou Reichert no bloqueio e Weber bateu mais um para fora (15 a 9). Jogando soltinho, o time nacional foi arriscando jogadas mais ousadas e tendo sucesso. Adriano fez um ace e abriu oito de vantagem (21 a 13). Reichert errou o saque e o Brasil fez 2 a 0 com 25 a 16.
O terceiro set começou parelho. Os times trocavam pontos e nenhum conseguia abrir vantagem. Isso só aconteceu quando Lucarelli encarou o bloqueio de Brehme e acabou tomando um toco (16 a 14). E foi o próprio Brehme que acertou um ace e deu três de vantagem pra Alemanha (20 a 17). Abouba, que entrou na inversão, foi bloqueado e o time europeu fechou a parcial: 25 a 19.
O Brasil tomou dois pontos seguidos no início do quarto set, mas ligou o modo “rolo compressor” e rapidamente não só virou, como abriu vantagem em ataque de Alan (7 a 4). Com cãibras, Bruninho deu lugar a Cachopa e logo no primeiro lance o levantador defendeu uma bola de graça. Adriano levantou para Lucarelli encarar o triplo e abrir cinco no placar (14 a 9). Em um bom rally, Alan sentou a mão e deixou a vitória praticamente certa (17 a 10). O Brasil seguiu jogando bem, Alemanha não teve força para reagir, e fechou o jogo no erro de saque de Böhme: 25 a 15.
Como é o esquema de classificação da Liga das Nações:
A Liga das Nações é disputada entre 16 seleções, com duas fases de competição. Na primeira, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória.
Ao final das três rodadas, as oito melhores equipes avançam à fase final. O país que sediar a disputa pelo título tem lugar garantido entre os classificados. No caso da competição masculina, a Polônia já têm lugar reservado.
Na fase final, o formato é de eliminação direta. Ou seja: nas quartas de final, o primeiro colocado encara o oitavo e assim por diante. Na sequência, serão disputadas as semifinais e as finais.
Confira os jogos da seleção na primeira semana da Liga das Nações:
Quarta-feira (07/06)
21h – Brasil x Alemanha
Quinta-feira (08/06)
21h – Brasil x Argentina
Sábado (10/06)
17h30 – Brasil x Cuba
Domingo (11/06)
15h30 – Brasil x Estados Unidos
Fonte: G1