Anúncios
Nesta sexta-feira (16), a partir das 9 horas, está marcada a inauguração da sede do Fundo de Previdência do Município de Botucatu (Botuprev), que a partir de 2017 se transformará em autarquia, ou seja, com gestão independente do poder público municipal. O prédio está localizado na Rua Major Moura Campos, 354 – Bairro Alto.
O espaço é totalmente acessível e conta com recepção, banheiros e salas de atendimento aos servidores públicos municipais que buscam dar entrada, passar por perícia médica ou mesmo tirar dúvidas sobre os benefícios de aposentadoria e pensão. O objetivo é oferecer mais qualidade no atendimento a este público, que antes era atendido no prédio que hoje funciona o Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura.
Anúncios
Mais de 100 servidores da Prefeitura de Botucatu já foram beneficiados com aposentadoria ou pensão através do novo Regime Próprio de Previdência Social [RPPS], em vigor desde janeiro de 2012. A chamada Reforma Administrativa era aguardada pelo funcionalismo municipal desde a década de 90 e foi articulada em diálogo com a própria categoria.
Com o Regime Próprio de Previdência Social foi criado o Fundo Municipal de Previdência [Botuprev], que é utilizado justamente para o pagamento de pensões e aposentadorias. Cada funcionário estatutário passou a contribuir com 11%, já descontados da sua folha de pagamento, enquanto que o Poder Público participa com 11,54%.
Anúncios
A Caixa Econômica Federal, que há alguns anos administra a folha de pagamento dos servidores públicos de Botucatu, tem a tarefa de indicar os melhores investimentos para aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Previdência, que deve fechar este ano com mais de R$ 100 milhões. O Botuprev é hoje presidido por Reginaldo Mariano, atual secretário municipal da Administração.
Direitos trabalhistas garantidos aos servidores da Prefeitura de Botucatu:
– continuidade da contagem do tempo de serviço;
– férias;
– gratificação natalina;
– biênio;
– sexta-parte;
– redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais respeitando as jornadas especiais estabelecidas por legislação federal;
– estabilidade ao servidor público ao completar três anos de efetivo exercício no cargo concursado;
– direito a optar pelo vale compra ou auxílio saúde na aposentadoria;
– ampliação da licença prêmio a todos os servidores, que a cada cinco anos de efetivo exercício poderão usufruir 90 dias de afastamento com remuneração do cargo efetivo ou converter metade do período em dinheiro;
– aposentadoria com remunerações integrais;
– plano de crescimento da carreira por meritocracia, entre outros;
Vantagens do RPPS:
– Ausência de teto e carência;
– Inexistência de fator previdenciário;
– Abono de permanência;
– Gestão pelos servidores;
– Aposentadoria compulsória;
– Maior agilidade na concessão de benefícios;
– Maior qualidade de atendimento;
– Fiscalização mediante o Tribunal de Contas do Estado, Ministério da Previdência Social e do próprio servidor.
Fonte: Prefeitura de Botucatu