27 de dezembro, 2024

Últimas:

Botucatuense é selecionado para encontro internacional sobre economia com o Papa

Anúncios

O empreendedor botu­catuense Diogo Lopes foi um dos selecionados para participar do encontro internacional “Economia com o Papa Francisco”, que ocorrerá entre 26 e 28 de março, na cida­de de Assis, na Itália, e é parte da programação do evento “A Economia de Francisco: os jovens, um pacto, o futuro”.

O encontro reunirá mais de 2.000 jovens de todo o mundo, entre eco­nomistas, empresários e empreendedores, de até 35 anos, com a presença do próprio Papa Francis­co. O objetivo é debater os rumos dos processos de produção e distribui­ção de renda nos mais di­ferentes países a serviço do bem comum e de uma economia justa, sustentá­vel e inclusiva. A partir de debates temáticos serão formuladas propostas a fim de direcionar os ru­mos da economia, além de sugestões de mudanças estruturais por meio da educação com as futuras gerações.

Anúncios

Também estão progra­mados laboratórios de vi­vência, eventos artísticos e plenárias com economis­tas influentes, como do Prêmio Nobel Muhammad Yunus e Amarthya Sen, além de Bruno Frey, Tony Meloto, Carlo Petrini, Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva e Stefano Zamagni, entre outros.

“Na Carta Encíclica Lau­dato enfatizei que hoje, mais do que nunca, tudo está intimamente conec­tado e que a proteção do meio ambiente não pode ser separada da justiça em relação aos pobres e da solução dos proble­mas estruturais da eco­nomia mundial. Portanto, é necessário corrigir os modelos de crescimento incapazes de garantir o respeito ao meio ambien­te, a aceitação da vida, o cuidado da família, a equi­dade social, a dignidade dos trabalhadores, os di­reitos das gerações futu­ras. Infelizmente, o apelo à conscientização da se­riedade dos problemas e, sobretudo, à implemen­tação de um novo modelo econômico, fruto de uma cultura de comunhão, ba­seada na fraternidade e na equidade, continua sendo ignorado”, escreveu o papa Francisco na carta-convite enviada aos participantes.

Anúncios

Diogo Lopes tem em seu currículo iniciativas de economia participa­tiva, tendo atuado dire­tamente no Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Botucatu e de Segu­rança Alimentar, além de ser membro-fundador da Associação Parque Tec­nológico e exercido a pre­sidência da Associação Nascentes. Por cinco anos atuou como voluntário na causa ambiental. “Após esse período viajei por 12 países como voluntário atuando como empreen­dedor social e voluntá­rio em diversos projetos, como, por exemplo, o pro­cesso de Mediação de Paz entre o Governo Colom­biano e as FARC em um projeto das Nações Uni­das”, reforça Lopes.

O botucatuense salienta que o evento mostra a pre­ocupação de diferentes linhas de pensamento em direcionar a economia de forma a contemplar a sus­tentabilidade e inclusão de boa parcela da popu­lação excluída. Estimativa do Banco Mundial ressalta que 3,4 bilhões de pesso­as vivam em situação de extrema pobreza. No Bra­sil essa situação atinge a 13,4 milhões (6,5% da po­pulação). “Este evento é um marco, por sintetizar o momento em que diversos agentes de transformação colocam em evidência a responsabilidade dos da­nos causados à natureza e aos seres humanos e através de um pacto glo­bal educativo propõe mu­danças nos currículos dos cursos de Economia, bem como, criar novas estra­tégias de incidência social para reverter os impactos negativos do antropocen­trismo (linhas de pensa­mento e de filosofia que colocam o ser humano como o agente central)”, ressalta o empreendedor.

Campanha visa arrecadar fundos para a viagem

Para viabilizar a viagem e custear a estadia em Assis, na Itália, Lopes tem organizado uma campa­nha virtual de arrecada­ção, que já está disponível para colaboração de toda a comunidade. As doa­ções podem ser feitas por meio do link: https://www. vakinha.com.br/vaquinha/ vamos-para-juntos-para­-assis-economia-de-fran­cisco-2020.

Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Em uma operação coordenada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu e executada pelo Grupo de Operações Especiais...

Categorias