Estudo em Botucatu é destaque em revista internacional de arborização urbana

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

aroriz2Um artigo científico desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Câmpus de Botucatu, e da Università degli Studi di Sassari, da Sardenha, na Itália, foi publicado na edição de março de 2017 da revista Urban Forestry & Urban Greening, uma das mais importantes da área de arborização urbana no mundo.

O artigo publicado descreve parte da tese de doutorado de Ciro Croce para o programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da FCA, desenvolvida sob a orientação dos professores Iraê Amaral Guerrini, do Departamento de Solos e Recursos Ambientais, e Osmar Bueno de Carvalho, do Departamento de Economia, Sociologia e Tecnologia, e com a colaboração do professor Dirceu Maximino Fernandes e da pós-doutoranda Camila Pescatori Jacon, todos da FCA, e do professor Thiago A. R. Nogueira, hoje na Unesp/Ilha Solteira.

O objetivo do estudo foi avaliar os impactos da utilização do lodo de esgoto compostado e da escória de siderurgia na fertilidade do solo urbano e no crescimento de árvores, em substituição ao esterco de gado e calcário utilizados no município de Botucatu. A pesquisa foi realizada em uma área urbana caracterizada por solos pouco férteis e com alto potencial para receber o lodo de esgoto produzido na cidade. O crescimento das plantas, as propriedades físico-químicas do solo e a composição química das folhas foram analisados ​​durante um experimento de campo de 12 meses.

Em linhas gerais, os resultados mostraram que a fertilidade do solo aumentou pela combinação dos resíduos aplicados, que proporcionaram boas condições para o pleno desenvolvimento e manutenção das árvores.

O estudo fornece evidências de que o uso do lodo de esgoto compostado e a escória de siderurgia são alternativas excelentes ​​para melhorar a qualidade do solo urbano e o crescimento das árvores. A reutilização destes resíduos, e sua transformação em produto, também tem a vantagem de constituir-se em uma alternativa de baixo custo para a sua gestão ou eliminação, normalmente complexas e dispendiosas.

Em abril de 2016, com a visita do professor Guerrini à Università degli Studi di Sassari para realizar palestras no âmbito do convênio mantido entre a Unesp e a instituição italiana, o professor Gian Franco Capa e o pós-graduando Antonio Ganga deram sua contribuição aos esforços desenvolvidos pelos brasileiros, auxiliando na redação e preparação do artigo para a publicação.

O professor Guerrini comemorou a parceria bem sucedida. “A publicação é muito importante para nossa equipe, pois se trata de uma revista de alto fator de impacto, uma das melhores na área de arborização urbana”.

A colaboração com a Università degli Studi di Sassari continua a render benefícios para as duas instituições. Uma aluna italiana de graduação já esteve desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso na FCA e um aluno brasileiro também esteve na Itália para a mesma finalidade. Ainda este ano, a FCA deverá receber mais dois alunos de graduação italianos. “É uma colaboração que está se intensificando”, afirma o professor Guerrini. “Esperamos poder, em breve, trazer o professor Gian Franco para o Brasil para cursos ou palestras. É uma parceira muito boa para as duas instituições”.

Com Assessoria

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes