Botucatu: Lua Cheia alaranjada chama a atenção no céu botucatuense

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A Lua Cheia no céu de Botucatu, no início da noite desta segunda-feira, está chamado a atenção da população, pela sua beleza, tamanho e também pela sua cor, alaranjada.

A leitora Sisi Cordeiro fez este registro com seu celular e enviou ao Jornal Leia Notícias.

Cores Alaranjadas

Quando a Lua nasce cheia próximo ao horizonte, além do seu tamanho aparente outra característica que chama a atenção é sua coloração. Com tons próximos ao laranja, a grande Lua Cheia é sempre alvo do clique dos fotógrafos, ávidos por registrar a melhor cena formada pelo astro e pela paisagem terrena.

Lua Cheia Laranja

A cor alaranjada da Lua Cheia nascendo é consequência direta da absorção atmosférica dos comprimentos de onda verde e azul. Quando nasce, a Lua está tão próxima do horizonte que a luz por ela refletida precisa passar por uma espessa camada de atmosfera terrestre antes de chegar aos nossos olhos, ao contrário do que quando está mais alta no céu. Isso faz com que a atmosfera absorva a cor verde e azul, deixando passar somente os tons vermelhos.

Algumas vezes esse efeito pode ser potencializado devido a uma elevação anormal na quantidade de material particulado presente na atmosfera, proveniente de queimadas, erupções vulcânicas ou poluição. Quando isso acontece, além da saturação ser maior, o matiz da cor também pode se alterar, dependendo da quantidade e composição das partículas, tornando a Lua mais ou menos vermelha.

Fonte: Apollo 11

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes