Botucatu: Capela e Mirante de São Cristóvão – Vocação Turística, Religiosa e Educativa

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Na Serra de Botucatu, no topo de um pequeno morro “pão de açúcar”, ficam o Mirante e aCapela de São Cristovão, às margens da Rodovia Marechal Rondon.

Olha-lá é uma delícia para os olhos e a alma. A linda natureza que a rodeia, as formas singelas e bem brasileira, colonial branca e azul, testemunhando a paisagem e guardando memórias de um tempo geológico profundo, formador da Cuesta.

A homenagem para São Cristóvão nos remete à proteção aos viajantes, vocação dirigida a este santo.No Mirante se descortina uma visão magnífica, inspiradora, que nos traz uma sensação de respeito e humanidade pela obra da natureza e do Homem, sendo um ponto relevante do turismo botucatuense, usado como mirante.

Mas a Capela ficou sujeita às intempéries do tempo e muitas vezes serviu de abrigo para andarilhos. Era necessário uma revitalização urgente.Isto aconteceu no ano passado, por iniciativa do COMUTUR – Conselho Municipal de Turismo da cidade e da Secretaria Adjunta de Turismo que empenharam esforços em parcerias com empresários locais, para a restauração da Capela, tornando-a segura, sem goteiras ou rachaduras.

Também o Mirante teve seu espaço revitalizado, com obras e placas educativas. Essas placas contam sobre a importante geologia local e a parceira foi realizada em conjunto com o MuMA – Museu de Mineralogia Aitiara.

Ainda dentro desta soma de esforços, a vocação religiosa foi assumida pelo Padre Chico, da Paróquia Pio X, que, com a Capela recuperada, celebra a santa missa todos os últimos domingo do mês.A comunidade do entorno, especialmente do bairro Roseira, mobiliou –a com cadeiras e mesa. Este mobiliário permite que outras atividades educativas lá aconteçam.E tem acontecido!

A Capela serve também como espaço educativo para as aulas sobre a Cuesta e a geologia de Botucatu, e suas áreas de recarga, tão importantes para o Aquífero Guarani. A primeira aula aconteceu recentemente, para estudantes da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo e foi patrocinada pelo MuMA.

Assim, desta união da boa vontade, com várias parcerias – Comutur, MuMA, Secretaria de Turismo, Paróquia Pio X, empresários da cidade, sociedade civil, comunidade católica, foi possível o Mirante e a Capela de São Cristóvão se transformarem em mais do que um importante ponto turístico. Lá se desenvolve também uma vocação cristã, ambiental,ecológica e educativa.Esta ação coletiva, com tantas parcerias e tão bem estruturada, tem se mostrado bem produtiva e pode ser um modelo para outros importantes pontos turísticos a serem revitalizados em Botucatu, tendo por norte a solidariedade e a ética ambiental.Conheça! Aproveite e cuide! Este patrimônio é seu!

Texto- Berenice Balsalobre- Conselheira do COMUTUR e Responsável pelo Museu de Mineralogia.

Informações sobre o Comutur – Cris (14) 99622-1201

Informações sobre as atividades religiosas – Padre Chico (14) 99913-1601

Informações sobre atividades educativas – MuMA, com Berenice (14) 99754.6694

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes