Apape Botucatu inaugura novo Centro de Equoterapia, nesta sexta (29)

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Nesta sexta-feira (29),o Centro de Equoterapia da Apape(Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais), entidade social conveniada com a Prefeitura de Botucatu, ganha novo espaço.
 
Localizado no Sítio São José, no Distrito de Rubião Júnior, o novo Centro de Equoterapia da Apape tem aproximadamente 2 mil metros quadrados de área. Neste espaço estão incluídos: pista coberta de 400m²; pista ao ar livre de 1.750m²; uma sala de atendimento, dois banheiros totalmente adaptados, cozinha, selaria, depósito de feno, oficina e pátio de recreação.
 
As novas instalações de equoterapia da Apape começaram a ganhar vida em 2015, com apoio do Instituto Pró Vida, que doou parte dos materiais de construção, e de empresários da Cidade que ajudaram com recursos para concluir as obras.A Apape disponibiliza o tratamento da equoterapia para crianças especiais desde 2005. A necessidade de melhorias surgiu com o aumento de pacientes atendidos no centro de equitação. Atualmente, 20 pacientes são atendidos duas vezes por semana.
 
A equoterapia é um dos métodos evolucionistas e com ótimos resultados obtidos na melhora da condição de vida, saúde e de inclusão das pessoas com deficiência. Os atendimentos desenvolvidos baseiam-se em atividades específicas, utilizando-se o cavalo como um meio de recurso terapêutico e esportivo, com foco na melhora do desenvolvimento neuropsicomotor e na reabilitação do indivíduo.
 
Além das ações esportivas de equitação, também são oferecidos aos alunos da Apape atendimentos individuais de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, habilitação e estimulação pedagógica, apoio social e psicológico, entre outros serviços. Tudo para melhorar as condições de vida dos beneficiários e o fortalecimento dos vínculos familiares.
 
Sobre a entidade
A Apape foi fundada no ano de 2000, mas iniciou os atendimentos apenas no ano de 2003. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos ou vínculos políticos e religiosos, voltada aos atendimentos de pessoas com deficiência (crianças, adolescentes e adultos), mobilidade reduzida ou necessidades especiais; e, que possuam renda inferior a três salários mínimos. 
 
As pessoas atendidas na instituição são encaminhadas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), secretarias municipais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de outras entidades do Município. 
 
Os atendimentos são realizados com horários previamente agendados, uma ou duas vezes por semana conforme a indicação dos casos, com duração na média de 30 minutos cada paciente. Em determinados casos o usuário necessita de mais de um tipo de atendimento, podendo ser disponibilizado até cinco atendimentos na semana.
 
Serviço
Centro de Equoterapia da Apape
Sítio São José – Estrada Raimundo Putti, km 2,8
Distrito de Rubião Júnior
 
Apape
Rua Dr. Rodrigues do Lago, 94 – Centro
Tel.: (14) 3882-4418
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

 

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes