18 de outubro, 2024

Últimas:

Botucatu: Vírus da dengue poderá circular com mais intensidade depois do carnaval, alerta Vigilância Epidemiológica

Anúncios

Vírus da dengue poderá circular com mais intensidade depois do carnaval

O Estado de São Paulo registrou 31.091 casos prováveis de dengue nas primeiras cinco semanas epidemiológicas deste ano, conforme dados do Ministério da Saúde. No mesmo período do ano passado, foram 17.004 relatos, um aumento de 82%. O Estado lidera o número absoluto de registros no País, com um terço dos 94.149 casos prováveis da doença já relatados. E a expectativa é de piora no quadro até abril. A Secretaria da Saúde paulista já confirmou sete mortes e no mesmo período do ano passado foram duas. As prefeituras de Presidente Prudente e Rancharia, no oeste paulista, decretaram estado de emergência por conta do avanço da dengue.

Anúncios

Cenário Epidemiológico da Dengue em Botucatu-SP

Até o momento foram registrados 17 casos de dengue, sendo 7 autóctones e 10 importados. Em 2019 foram 99 casos confirmados, sendo 55 autóctones e 44 importados. Depois do carnaval, quando há um grande deslocamento de pessoas para outros municípios com transmissão intensa, é natural que aumente o número de casos importados e, consequentemente, os autóctones de dengue. No vídeo “A EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE EM BOTUCATU-SP NO ANO DE 2019” poderemos observar este fato. É importante que continuemos fazendo a manutenção adequada de recipentes com ou em condições de acumular água parada (caixas d’água, ralos, calhas, pratos de plantas, bebedouros de animais, entre outros), pois quanto menor o índice de infestação do Aedes aegypti, menor é a chance de aumentar a circulação do vírus em nossa cidade. Estejamos atentos à procurar atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares, cansaço e indisposição, pois os serviços de saúde, público e privado, estão sensibilizados para notificarem oportunamente os casos suspeitos de dengue e dar assistência devida aos pacientes. A partir da notificação de um caso suspeito ou confirmado, a Vigilância Ambiental em Saúde inicia todas as ações para impedir a transmissão desta doença.

Anúncios

No vídeo, os pontos azuis são os casos importados e os vermelhos são casos autóctones.

Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Textron Aviation anunciou hoje o lançamento do “EvoX”, pacotes de atualização de pós-venda especializados e concebidos para clientes...

Categorias