24 de dezembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde captura enxame de abelhas na região Leste

Anúncios

A captura de enxame de abelhas africanizadas é um trabalho realizado de domingo a domingo pela Vigilância Ambiental em Saúde, VAS. Como o manejo destes insetos deve ser executado com segurança, o trabalho de captura na maioria das vezes é feito no período noturno, longe dos olhares da maioria da polução.

Foi o que ocorreu na última segunda-feira, 29, na Vila Rodrigues Alves, após a VAS capturar um enxame migratório que se fixou na parede de um imóvel.

Anúncios

Enxame migratório são abelhas que estão de passagem, a procura de um local adequado para se fixarem. Nesse período de descanso, que pode ser de 12 a 48 horas, raramente irão atacar se não forem molestadas.

Em 2021, foram atendidas 222 solicitações de captura de enxame de abelhas e 361 de vespas. Em 2020, foram 519 solicitações de remoção de enxame de abelhas e 773 de vespas.

Anúncios

Para evitar acidentes com abelhas ou vespas é importante seguir algumas recomendações:

– Ao se deparar com um enxame de abelhas ou vespas, não tente realizar o manejo se não tiver conhecimento técnico para isso;

– Não jogue veneno ou água no enxame, pois isso poderá alvoroçar as abelhas ou vespas e ocasionar acidentes envolvendo pessoas e animais;

– Mantenha a calma e entre em contato imediatamente com a Vigilância Ambiental em Saúde, que avaliará a situação e promoverá o manejo com segurança.

A Vigilância Ambiental em Saúde atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas pelo telefone (14) 3813-5055.

Após horário comercial, finais de semana e feriados, o plantão da VAS deverá ser acionado através do 199 da Guarda Civil Municipal.

Com Prefeitura de Botucatu

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma explosão em um lar de idosos nos arredores da Filadélfia provocou o desabamento de parte do prédio, lançou...

Categorias