16 de dezembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Vereadora questiona financiamento para a barragem do Rio Pardo e votação será na próxima segunda-feira (26)

Anúncios

A Câmara de Botucatu realizou na manhã deste sábado (24), uma sessão extraordinária para aprovar ou rejeitar o projeto de lei em que a prefeitura pede autorização para financiar junto à Caixa Econômica Federal o valor de R$ 42.750.000,00, com prazo de pagamento de 24 anos e taxa de juros de 9% ao ano, para executar a construção da barragem do Rio Pardo. A obra busca evitar que o município sofra no futuro com problemas de desabastecimento de água.

A vereadora do PDT, Rose Ielo, pediu o adiamento do projeto, que não foi atendido pelo voto da maioria dos vereadores. Restou para a vereadora, o pedido de vista e o projeto volta para votação na próxima segunda-feira (26).

Anúncios

Em sua fala, Rose questionou a falta de documentos no projeto e que apesar de saber da importância da obra, tem receio por se tratar de um financiamento de grande valor.

Além de Rose Ielo, Abelardo e Carlos Trigo também votaram pelo adiamento da votação.  Os demais vereadores foram contra o adiamento. Como presidente da Câmara, Izaias Colino não tem participação na  decisão.

Anúncios

O recurso pleiteado pelo Executivo é originário do programa “Avançar Cidades, Saneamento para Todos”, do Ministério das Cidades. Se a contratação da operação de crédito for autorizada pelos parlamentares, a prefeitura terá até 48 meses de carência para iniciar o pagamento das parcelas com verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O projeto será apreciado em votação única e, para que seja aprovado, precisa do aval da maioria absoluta dos vereadores.

Na justificativa do documento, o prefeito Mário Pardini (PSDB) ressalta a importância da aprovação do financiamento com a Caixa ainda neste ano em razão da incerteza da manutenção do programa pelo novo presidente. “Já temos todo o projeto executivo dessa barragem e o de adequação ambiental necessária. Os próximos passos são da mesma forma difíceis e bastante burocráticos, porém, estamos esperançosos de que conseguiremos viabilizar este importante projeto para Botucatu”, declara.

A BARRAGEM

A construção da barragem do Rio Pardo foi anunciada por Pardini em junho do ano passado. Na ocasião, ele lembrou da crise hídrica que o estado enfrentou entre 2014 e 2015, enquanto era superintendente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Botucatu.

A represa ficará nove quilômetros à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira Véu da Noiva. Seu volume total de reservação será de 7,7 milhões de metros cúbicos e sua área chegará a 319 hectares, sendo 164 de Área de Proteção Permanente (APP). Somente a barragem terá 600 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros. Segundo a prefeitura, a obra garantirá a autossuficiência no abastecimento de Botucatu nas próximas décadas. O projeto prevê vazão de 1.000 litros por segundo. Hoje, a capacidade média atual de produção do Rio Pardo é de 500 litros por segundo.

Leia Notícias com informações JCNet

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios As comemorações do 54º Eid Al Etihad (Dia da União) no Emirado de Sharjah demonstraram um modelo bem-sucedido de...

Categorias