27 de novembro, 2024

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Botucatu: Vereador Izaias Colino sugere ônibus elétrico na frota do transporte coletivo

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Há uma semana, a cidade de Bauru teve a incorporação de mais um ônibus elétrico em sua frota municipal de transporte coletivo, compondo assim alternativa para as empresas concessionárias daquele município.

A ideia é reduzir a emissão de gás carbônico e o consumo de óleo diesel pelos veículos. A iniciativa bauruense, que ocorre desde setembro, despertou a atenção do Presidente da Câmara Municipal de Botucatu, o vereador Izaias Colino (PSDB), que foi até aquela Cidade conhecer a dinâmica da implantação desses veículos.

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Fabricados pela Marcopolo, os veículos adquiridos pelo consórcio de transporte coletivo bauruense não têm emissão de poluentes, nem ruídos, já que são movidos à bateria, que são recarregadas nas próprias garagens. A economia do ônibus elétrico é de 35% em relação ao ônibus convencional, porque não utiliza diesel, mas utiliza energia elétrica.

Quanto a emissão de CO2, o elétrico é zero. O modelo em questão, o Torino Low Entry, tem comprimento total de 13 metros e possui suspensão pneumática dianteira e traseira, para ampliar o conforto para os passageiros. O modelo tem capacidade para transportar 70 passageiros, mais cadeirante, com acesso por rampa, com três portas de acesso, além de dois monitores e sistemas de monitoramento interno por câmeras e entretenimento.

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Em um vídeo postado em sua rede social, o vereador Izaias Colino mostrou os aspectos técnicos de um dos veículos, que já roda pelas ruas bauruenses. Frisou como diferenciais, além do consumo elétrico, questões como a adaptabilidade para o embarque e desembarque.

“Na última sessão da Câmara sugeri às empresas de ônibus de nossa cidade que adotem ônibus elétricos em nossa frota local. Para ilustrar o pedido, fui até Bauru e conheci um ônibus com essas características”, salientou o Presidente da Câmara. A sugestão do vereador é que estes modelos sejam incorporados gradativa mente à frota de ônibus, composta atualmente por 60 carros, divididos em duas empresas – StadtBus e Reta Rápido.

Izaias Colino ponderou, no entanto, que a viabilidade de implantação ainda esbarra no custo dos veículos para as empresas.

“É uma realidade muito distante da nossa, mas ainda assim um equipamento público sustentável e que pode ser planejado a longo prazo. Teremos ganho ambiental, conforto para o usuário e conectividade. São estas melhorias que precisamos para nosso transporte”, frisou o vereador.

O sistema botucatuense de transporte coletivo registra, mensalmente, mais de 500 mil passageiros, com a frota percorrendo 307 mil quilômetros de percurso. Cada carro que compõe o sistema faz um percurso médio de 5.383 km. Há, ainda, capacidade ociosa no município, de 16 mil quilômetros. Os dados são da Subsecretaria de Mobilidade Urbana (Semutran).

Jornal Leia Notícias Flávio Fogueral

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