24 de julho, 2025

Últimas:

Botucatu: Verão pede alerta para segurança em rios e cachoeiras; “cabeças d’água” colocam banhistas em risco

Anúncios

Cuidados. A cada dia que passa exige-se mais das pastas de Segurança, Turismo e Infraestrutura de Botucatu. Com uma cidade cercada por rios, lagos, represas e cacho­eiras, são comuns aciden­tes aquáticos. A maioria dos locais está sinalizada a respeito do risco, mas poucos “respeitam” as placas e quando a deso­bediência é praticada, os riscos aumentam.

Cabeça d’água. Com estí­mulo do município e em­presas privadas, muitos estão se aventurando pela serra, sem conhecimento preventivo dos riscos de “cabeças d’água”, comuns no verão e que são volumes grandes de água prove­niente de chuvas localiza­das em áreas de montanhas e cachoeira. Foi isso que ocorreu e vive ocorrendo na região da Indiana, onde um carro foi arrastado, no primeiro final de semana de 2020.

Anúncios

Quase comum. Em anos anteriores já tivemos mor­tes no ribeirão da India­na e outros rios na região do bairro de Piapara, que fica na parte de baixo da Cuesta. É preciso ampliar a divulgação dos riscos de acidentes e incidentes provocados pelas “cabeças d’água”. Quem conversa com sitiantes da região sabe bem os riscos, já que muitas vezes animais ‘ro­dam’ na correnteza do ri­beirão da Indiana depois das chuvas fortes.

Coluna Segredos por Haroldo Amaral

Anúncios

Talvez te interesse

Últimas

Parceria entre FCBrasil e JumpCloud reforça modelo de gerenciamento de identidades e acessos diante das demandas de segurança de TI...

Categorias