Anúncios
Estudantes da Faculdade de Botucatu – Unibr e o Colégio Embraer vão desenvolver juntos uma estação para receber os sinais do Satélite Geoestacionário “ES’HAIL -2”.
Segundo o professor Dimas Baracat Thomé, diretor geral da instituição de ensino superior, trata-se de uma importante parceria que irá envolver estudantes na troca de conhecimentos, confecção de peças e antenas para o projeto e com a supervisão de professores de ambas as instituições.
Anúncios
O diretor do Colégio Embraer, professor Renato Augusto Silva lembra que costumeiramente o Colégio Embraer desenvolve importantes projetos educacionais, já tendo lançado foguetes experimentais, construído uma réplica do Demoiselle, primeiro modelo de avião produzido em série criado por Santos Dumont e disponibilizado estúdios para que estudantes participem da plataforma TED Education.
O projeto de comunicação com o satélite, faz parte de um projeto maior que pretende no mês de setembro deste ano, lançar uma sonda a aproximadamente 30km de altitude para colher dados atmosféricos e mandar uma mensagem para ser captada por radioamadores de todo o planeta.
Anúncios
A sonda enviará dados de telemetria, umidade e calor das diversas camadas por que passará e escolas públicas poderão, por meio da internet e do apoio de radioamadores voluntários captar os sinais enviados em tempo real.
“Esperamos que o projeto desperte nos estudantes envolvidos cada vez mais o interesse pelos estudos das ciências aeroespaciais”, declara Renato Augusto.
Contatos Faculdade de Botucatu – Unibr:
Avenida Paula Vieira 624
(14) 3354-3943
(14) 9855-1352
www.unibrbotucatu.com.br