Anúncios
Um dos principais equipamentos esportivos de Botucatu, o Estádio Municipal João Roberto Pilan, tradicionalmente conhecido como Inca, ainda aguarda os investimentos para sediar a 63ª edição dos Jogos Regionais, que devem ocorrer entre 16 e 27 de julho.
Botucatu foi anunciada como cidade-sede em julho do ano passado e tem se mobilizado para receber a competição. Os últimos torneios de grande porte em nível nacional que o município recebeu foram os 69º Jogos Abertos do Interior, em 2005, além dos próprios Regionais, em 1996.
Anúncios
Com expectativa de reunir mais de 5 mil atletas de 45 municípios da regional, na disputa de 22 modalidades esportivas, a comissão organizadora planeja estrutura esportiva com três ginásios na medida oficial de 20 x 40 metros (conforme estabelecido pelo Ministério dos Esportes e o Comitê Olímpico Brasileiro), seis campos de futebol, doze ginásios, piscina coberta e aquecida, duas canchas de bocha, seis quadras de tênis, duas canchas de malha e uma pista de atletismo oficial, com campo sintético (no Estádio Municipal João Roberto Pilan).
No entanto, um dos principais instrumentos poliesportivos do município, o Estádio Municipal João Roberto Pilan, o Inca, ainda aguarda por revitalização em parte de sua estrutura esportiva. Um dos casos mais emblemáticos é o da pista de atletismo do complexo, um dos principais investimentos feitos na ocasião dos Jogos Abertos do Interior, em 2005.
Anúncios
Tendo medidas oficiais e piso emborrachado, o equipamento tem sofrido com a ação do tempo e a falta de manutenção total. Em alguns pontos é possível constatar o desgaste do piso, além de desnivelamento em outras partes. Também ocorrem buracos que podem comprometer o desempenho dos atletas ou mesmo ocasionar algum tipo de acidente.
Além da pista, outros espaços também carecem de manutenção, como o próprio campo de futebol, com falhas no gramado, e as canchas de arremesso de peso e de martelo, onde o cercado está enferrujado.
A situação motivou requerimento dos vereadores Carlos Trigo (PDT) e Izaias Colino (PSDB), apresentado na Sessão da Câmara Municipal em meados de fevereiro. No documento encaminhado ao Secretário de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida, Geraldo Pupo da Silveira, foi requerida ampla reforma na referida pista de atletismo. “Em julho Botucatu sediará a 63ª edição dos Jogos Regionais, competição esportiva que reúne dezenas de municípios do interior de São Paulo em diversas modalidades. Sendo assim, para melhor atender a todos os atletas e garantir a segurança nas suas práticas esportivas, a manutenção da pista de atletismo oficial se faz necessária, tendo em vista as péssimas condições de conservação da mesma”, reforçou os autores do requerimento, cujo teor foi aprovado pelos demais parlamentares.
Por meio de nota oficial, a secretaria de Esportes e Qualidade de Vidal salientou que, em detrimento do calendário para os Jogos Regionais, há um cronograma para obras e adequações nos locais escolhidos para as disputas. Em específico ao campo de atletismo, a pasta reforça que “já levantou as necessidades referente a pista de atletismo e ao ginásio do Estádio João Roberto Pilan e trabalha na viabilização das obras”.
Não foram informadas pela pasta o custo das obras, cronograma e quais obras serão feitas.
Jornal Leia Notícias Por Flávio Fogueral