02 de outubro, 2024

Últimas:

Botucatu: TRT propõe 3,25% de reajuste no salário dos trabalhadores da Embraer

Anúncios

Os membros do Tri­bunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas, propu­seram em audiên­cia, nesta semana, que os metalúrgi­cos do setor aero­náutico em Botu­catu e São José dos Campos tenham um reajuste salarial de 3,25%.

A Embraer foi representada na audiência do TRT por advogados da Fiesp. As discus­sões para a defini­ção de quando será aplicado o aumento real continuarão no próximo dia 12 de dezembro, em nova audiência no TRT de Campinas.

Anúncios

“A proposta do TRT representa 1,73% equivalente à inflação (retroa­tivo a 1º de setem­bro) mais 1,5% de aumento real a ser aplicado em data ainda não defini­da pela empresa e concordância das entidades”, expli­cou Roque Fabiano, diretor do Sindica­to e funcionário da Embraer.

O TRT propôs ainda a renovação de todos os direi­tos que compõem a Convenção Co­letiva. A Embraer havia concedido apenas 1,73% de reajuste. Esse ín­dice foi rejeitado pelos trabalhado­res das fábricas de Botucatu e de São José dos Campos.

Anúncios

Miguel Silva, pre­sidente do Sindi­cato dos Meta­lúrgicos, e José Carlos Lourenção, também do Sindi­cato, disseram que os trabalhadores aprovaram o en­caminhamento de aumento real, con­siderando a cessão de benefícios sala­riais feitos no ano passado pelos tra­balhadores, quan­do a companhia produtora de avi­ões foi condenada em multa milioná­ria por corrupção nos Estados Uni­dos, na venda de aviões militares.

SETOR DO ÔNIBUS

Enquanto a data base dos metalúr­gicos da Embraer é em Setembro, dos demais metalúr­gicos da produção de ônibus e peças automotivas de Bo­tucatu é novembro.

As empresas já in­formaram ao Sindi­cato dos Metalúr­gicos de Botucatu que as empresas da cidade e região concordaram em pagar um reajuste de 1,83%, porém algumas reivindi­cam o pagamento em abonos.

“A maioria das em­presas de Botucatu vão optar pelo pa­gamento do índice de 1,83% retroati­vo a novembro, mas algumas empresas podem optar por pagar três abonos. Um em dezembro, outro em fevereiro, e o último em abril. No mês de agosto de 2018 inclui na folha de pagamen­to 1,83%”, informou José Carlos Lou­renção.

O sindicalista afirma que em Bo­tucatu, e muitas ci­dades da região, as pequenas metalúr­gicas e empresas mecânicas e elétri­cas estão com difi­culdades na comer­cialização de seus produtos, fruto da crise econômica que domina o país.

Fonte: Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O trading online representa uma forma de investimento cada vez mais difundida, graças à possibilidade de gerenciar operações financeiras...

Categorias