25 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Trecho da rua Dr. Costa Leite estará interditado meia pista para serviço de poda, nesta terça (16)

Anúncios

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal do Verde, informa que nesta terça-feira (16), a partir das 7h30, a Rua Dr. Costa Leite [trecho entre as ruas José dal Farra e Major Leônidas Cardoso] estará parcialmente interditada para a realização de poda de árvore da Praça Isabel Arruda.

Veículos poderão transitar em meia pista, porém não poderão estacionar no bolsão em frente ao Hospital Misericórdia. O serviço, que envolve a retirada de galhos secos de uma árvore da espécie Sibipiruna, deverá se estender por cerca de 2 horas.

Anúncios

Podas e retiradas de 2017

De acordo com a Secretaria Municipal do Verde, somente neste ano, de janeiro a abril, já foram atendidas 382 solicitações de poda de árvore e mais 61 retiradas de árvores que tinham sua saúde comprometida, além de 175 podas e 58 retiradas referentes a pedidos demandados ainda em 2016.

Anúncios

“Vale lembrar que uma solicitação pode conter muitas árvores. Portanto, não é um serviço simples. Realizamos tudo com bastante critério, sempre levando em conta a situação da árvore e a segurança das pessoas”, enfatiza Irene Menezes, engenheira agrônoma da Prefeitura de Botucatu.

Como solicitar poda e retirada de árvore

Para solicitar o serviço de poda, o munícipe pode entrar em contato através de telefone com a Secretaria Municipal do Verde, instalada no Poupatempo Ambiental, ou mesmo com o Balcão da Cidadania, no prédio principal da Prefeitura.

Já a retirada de árvore deve ser efetuada presencialmente na Rua Miguel Cioffi, 325 – Vila Padovan [antiga Secretaria de Agricultura], com o RG e CPF em mãos, além do carne do IPTU, ou documento que comprove a propriedade do terreno/imóvel onde se encontra a árvore. Caso não seja dono do terreno, a pessoa deve solicitar uma carta de consentimento do proprietário para que o serviço possa ser realizado.

Uma vez solicitado o pedido, corre o prazo de 15 dias para que um engenheiro agrônomo da Prefeitura possa realizar a vistoria da árvore e mais dez dias para emitir a autorização, ou não, da poda ou retirada. Em caso positivo, o responsável pelo pedido deverá passar na Secretaria do Verde para assinar o termo de compensação de árvore. A partir daí, o Poder Público tem o prazo de 45 dias para realizar o serviço. 

Vale lembrar ainda que nenhum munícipe tem o direito de podar ou retirar uma árvore sem autorização do poder público municipal, estando este sujeito às penalidades previstas no Código de Arborização Urbana.

 

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias