26 de dezembro, 2024

Últimas:

Botucatu: Testes do novo coronavírus apontam pico de crescimento da doença na Cidade

Anúncios

O novo coronavirus, Covid-19, deve ter infectado 878 pessoas em Botucatu, pelo menos essa é a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, que chegou a esse número na semana passada, após a realização da primeira fase de testagem aleatória na comunidade, com exames rápidos. Isso significa que a doença ainda não atingiu seu limite na Cidade e precisará continuar sendo administrada a crise pandêmica, com isolamento e distanciamento social, uso de máscaras, entre outras medidas.

Pelos números oficiais da semana passada, no dia 10 de maio foram contabilizadas 104 pessoa confirmadas com o Coronavirus e 5 óbitos. No dia 16 de maio eram 48 casos a mais. Só no final de semana, em aproximadamente 48 horas, foram somados 148 casos da doença e 7 óbitos.  Nesta segunda-feira, 18, o número aumentou para 158 casos confirmados.

Anúncios

Com base nesses números, cruzando com outros dados que são considerados na avaliação da infestação da Covid-19, a Prefeitura de Botucatu e os hospitais públicos e privados devem continuar mantendo as medidas administrativas para conter o pico da doença. Em outras palavras, significa dizer que das 146 mil pessoas que moram em Botucatu, só aproximadamente 900 tiveram contato com o vírus, mas não tiveram sintomas da doença ou os sintomas foram muito fracos.

“Esses números são preocupantes e a população não pode deixar de praticar o isolamento social, pois Botucatu está entre as cidades com mais contaminados e mortes do Estado de São Paulo, entre as cidades do mesmo porte.” alertou o professor aposentado de Saúde Pública e ex-Vice-Prefeito, Antônio Luiz Caldas Júnior, que analisa regularmente a crise da Covid-19 na Cidade. Caldas é professor aposentado de Saúde Pública da Medicina, que organiza os dados de doenças endêmicas e outras doenças ocupacionais. Ele também foi Secretário de Saúde Municipal.

Anúncios

O trabalho é baseado nos números apresentados pelo HCFMB e Secretaria Municipal de Saúde. “Com base nesses números divulgados pelo Município, que realiza um excelente trabalho, assim como os meus colegas da Unesp e do Hospital das Clínicas, podemos dizer que os casos de doentes aumentaram 42% em uma semana”, afirmou Caldas.

Nesta segunda-feira, após falar com a Rádio Clube FM e com o Jornal Leia Notícias, Caldas publicou no seu perfil no Facebook uma nova avaliação, ponderando que no próximo final de semana, dia 23, Botucatu poderá ter 200 casos confirmados da doença.

“A projeção para o próximo sábado, dia 23, é que tenhamos mais de 200 casos confirmados na Cidade. Vamos lembrar que para cada caso testado, temos, pelo menos, seis ocultos, ou seja, podemos chegar a mais de 1.200 casos”.

Na semana passada, de forma pioneira no Estado, a Prefeitura de Botucatu iniciou a testagem de 1.414 pessoas na Cidade, para identificação de pessoas que tiveram Covid-19 e não apresentaram sintomas.

Dos 1.414 testes, 7 deram positivo e o restante negativo. “Esses 7 casos são meio por cento da nossa população e indicam que temos mais de 800 pessoas que pegaram o vírus e não tiveram sintomas”, salientou o Prefeito Mário Pardini.

Haroldo Amaral – Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A forte chuva que atingiu Botucatu no final da tarde e início da noite desta quarta-feira (25), feriado de...

Categorias