Anúncios
O prazo dado pela Prefeitura de Botucatu para os proprietários de terrenos e imóveis com mato e entulho, realizarem a limpeza dos quintais e retirada do entulho destinado a local adequado, terminou.
O prefeito Mário Pardini informou na manhã da terça-feira, 22, que muitos proprietários executaram a limpeza e evitaram a multa, mas mesmo assim, já foi constatado a existência de muitos terrenos em condições precárias.
Anúncios
O objetivo da campanha de limpeza urbana tem objetivo de reduzir os riscos de dengue e ataques de escorpiões. Nesta semana foi registrado em Vitoriana, o primeiro caso de dengue autoctone de 2019.
“Nosso objetivo, longe de querer punir com a multa, é chamar e mobilizar quem tem imóveis sem manutenção com quintais sujos ou com entulhos, fizessem a limpeza, pois estamos diante de uma crise com os mosquitos da dengue e também os escorpiões. Infelizmente quem não limpou e for denunciado, ou flagrado pela nossa fiscalização, vai ser multado”, salientou.
Anúncios
O prefeito informou que em Dezembro, 374 imóveis foram notificados para realizarem a limpeza dos quintais, para evitar endemias. Nos primeiros cinco dias de janeiro, foram 96 notificações pela equipe de Zeladoria e Infraestrutura.
“Temos mais de 15 mil imóveis em condições que exigem limpeza e retirada de entulho. Se eu colocasse todos os 3 mil funcionários da Prefeitura para fazer limpeza, ainda assim não conseguiríamos dar conta, pela dimensão do problema e precisamos da ajuda desses proprietários, que podem evitar a multa com a limpeza, que custa em média R$200 reais”. A multa para um terreno médio em Botucatu, de 250m² fica em torno de R$ 1,3 mil.
Entulho
Em entrevista por telefone para a Rádio Clube FM, o prefeito Mário Pardini foi questionado por alguns proprietários de empresas de caçambas, sobre a inexistência de um local público para depósito de entulho.
A alegação é de que existem apenas dois locais particulares licenciados para deposito de entulho e que os ‘caçambeiros’ não conseguem pleno serviço, devido à suspensão de atendimento no horário de almoço e prioridade do serviço para as caçambas dos donos de depósitos.
Pardini afirmou que iria conversar com os empresários dos depósitos dos entulhos para ajustar mecanismos de atendimentos das empresas de coleta na cidade. Pardini disse também está sendo feito esforços para regularizar mais ecopontos na cidade.
Leia Notícias com Haroldo Amaral