28 março, 2024

Últimas:

Botucatu tenta frear aumento de casos de dengue. São 15 positivos em 2022, todos na Região Norte

Anúncios

A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu segue seu trabalho para frear o ciclo de transmissão da dengue na Cidade, que tem aumentado. Em 2022, em Botucatu, foram confirmados 15 casos de dengue positivos: 2 importados e 13 autóctones (contraídos no município).

Todos os casos positivos em Botucatu foram confirmados na Região Norte. Em função disso, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu fará a nebulização (aplicação de inseticida) em 13 quarteirões do bairro, no período de 22 a 24 de março.

Anúncios

A ação complementará as ações de nebulização e pulverização que ocorreram nos últimos dias, por conta de 12 casos positivos autóctones de dengue no bairro. A aplicação do inseticida será realizada no período da manhã, entre 8h e 12h.

Dessa vez, os agentes de combate às endemias utilizarão um equipamento portátil (nebulizador costal). Segundo Valdinei Campanucci, Coordenador de Programas de Saúde, as rajadas de vento previstos para esta semana impossibilitam a aplicação de inseticida através do mini gerador de aerossol que vai acoplado num veículo. “Teremos que adotar outra estratégia de aplicação através de atomizadores costais.  Por isso, é importante que os moradores se programem para receber os agentes de combates às endemias para a aplicação do inseticida. Assim que as condições climáticas forem favoráveis, as aplicações do inseticida e larvicida biológico (BTI) serão retomadas”, explicou.

Anúncios

Além da nebulização, os agentes trabalharão na eliminação de criadouros de mosquitos e busca ativa de novos casos suspeitos.

É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (Chikungunya e Zika vírus) o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão desencadeadas oportunamente.

Em caso de chuva a aplicação do inseticida será reagendada.

Sobre a nebulização

A atividade de nebulização consiste na aplicação de inseticida a ultrabaixo volume que tem por objetivo matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue.

O produto agirá apenas no momento da aplicação, portanto a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão os moradores quanto a preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornarão para confirmar se o ambiente já está preparado para o bombista aplicar o produto.

O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 30 minutos. Em hipótese alguma, os bombistas retornarão aos imóveis que estiverem fechados ou não preparados para receber o inseticida, portanto é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização:

 – Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;

– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;

– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;

– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros)

– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1609

Comunicação

Últimas

Imobiliária auxilia na busca por imóveis ideais para pets

Imobiliária auxilia na busca por imóveis ideais para pets

28/03/2024

A integração de pets como membros da família tem levado à demanda por imóveis que se...

Categorias