24 de maio, 2024

Últimas:

Botucatu: Tempo de Despertar – Mais uma ferramenta de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

Anúncios

Nesta sexta-feira, 8, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e a Prefeitura de Botucatu durante esta semana destaca os serviços especializados oferecidos às mulheres do Município, entre eles o Programa Tempo de Despertar, como mais uma ferramenta de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

O Programa Tempo de Despertar, instituído no município em Dezembro de 2021, trata sobre a reflexão, conscientização e responsabilização pelos autores de violência e grupos reflexivos de homens nos casos de violência doméstica contra as mulheres na cidade de Botucatu, bem como a prevenção, combate e redução dos casos de reincidência, além de promover a ressocialização, de modo a melhorar os relacionamentos familiares e profissionais.

Anúncios

O Programa tem a participação do Ministério Público e do Poder Judiciário no encaminhamento dos autores de violência. Esta lei se aplica aos homens autores de violência doméstica contra a mulher e que estejam com inquérito policial, procedimento de medida protetiva e/ou processo criminal em curso.

Estes homens são encaminhados pelo Poder Judiciário para participar de reuniões de duas horas, uma vez por semana, durante oito encontros com o objetivo de desconstruir o machismo tóxico.

O Tempo de Despertar é realizado por meio de um trabalho psicossocial de reflexão e reeducação promovido por profissionais habilitados para desempenhar esse papel, onde incluem palestras, discussão em grupos reflexivos sobre o tema palestrado; orientação e assistência social. O Programa é anualmente elaborado, executado e reavaliado por uma equipe técnica composta por psicólogos, assistentes sociais e especialistas no tema.

Anúncios

Desde a sua implantação em 2021, cerca de 100 homens já passaram pelo Programa.

Fonte: PMB – Foto: Divulgação

Talvez te interesse

Últimas

Reforçadas pela tradição japonesa e pela forte imigração na região paulistana, arquitetura tradicional nipônica se une à brasileira em construções...

Categorias