16 de novembro, 2024

Últimas:

Botucatu tem quase 1 veículo por morador e reduz mortes no trânsito em 2017

Anúncios

As três cidades com o melhor tráfego no Brasil, de acordo com o ranking Traffic Index 2017, realizado pelo aplicativo de trânsito Waze, ficam no Estado de São Paulo: Jacareí, São José do Rio Preto e Piracicaba. Elas integram grupo de 67 municípios que já assinaram convênio com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A expectativa é chegar a 100 no próximo ano.

Mas a situação não era nada confortável para Jacareí, a pouco mais de 80 quilômetros da capital paulista, até recentemente. Em 2016, 48 pessoas morreram em suas vias – seis delas ciclistas e quatro atropelamentos por caminhões. No mesmo período houve 44 crimes fatais na cidade. O índice de 24 mortes em acidentes de trânsito por 100 mil habitantes estava bem acima da média nacional (19) e da mundial (18).

Anúncios

A partir dessas constatações nasceu a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e teve início o trabalho com foco na preservação das vidas. Foram realizadas mais de 200 ações educativas junto à população, criados mais seis quilômetros de ciclovias, lançados bolsões para motos nos semáforos e novas regras para circulação de cargas pesadas na cidade. Como consequência, o município reduziu em 51% o número de mortes em acidentes de trânsito entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016. Atualmente a proporção é de nove mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes.

Em Botucatu, a 238 quilômetros da capital paulista, a identificação dos pontos críticos foi o primeiro passo para o município rever seus números. Com 140 mil habitantes, a cidade conta com frota de 100 mil veículos, quase um carro por morador. Entre janeiro e junho de 2016, o crescimento de mortes no trânsito estava 100% acima do mesmo período de 2015. Era preciso agir rapidamente.

Anúncios

Entre as medidas, houve a redução da velocidade de 60 km/h para 40 km/h nas principais avenidas. Também foi adquirido um aparelho de fiscalização eletrônica móvel (hoje já são quatro em operação) e realizadas campanhas educativas. A cidade ganhou um Centro Vivencial do Trânsito, por onde já passaram mais de 10 mil crianças no primeiro ano de atuação. Entre janeiro e setembro deste ano, Botucatu registrou sete óbitos. Em 2016, foram 32 no mesmo período analisado. Ou seja, queda de 76%.

Fonte: MotorShow

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Justiça da argentina ordenou a prisão de 61 brasileiros que estão sendo investigados pelos atos golpistas ocorridos na...

Categorias