Anúncios
O botucatuense não respeita o meio ambiente e gosta de jogar lixo embaixo do ‘tapete’ alheio. Ao menos uma boa parcela dos munícipes, quando fazem suas reformas ou estão com muito entulho em seus estabelecimentos comerciais e de serviços, valem-se da prática de crime ambiental, jogando lixo e entulho às margens das muitas estadas vicinais e de serventia de propriedades na zona rural.
Como a Guarda Civil Municipal tem intensificado com sua Patrulha Rural fiscalizando as vicinais na região Leste, as de acesso à Indiana, Pátio 8 e Morro Vermelho, os criminosos ambientais mudaram sua tática de despejo clandestino, optando pela vicinal conhecida como “Estrada do Linhão da Duratex” e um dos acessos à histórica ‘Fazenda Boa Vista’.
Anúncios
Nesse local vem CRIME AMBIENTAL. Moradores reclamam que tem aumentado o número de entulho doméstico no local aumentando, poucos metros após o conjunto de armazéns do CEAGESP, a quantidade de entulho doméstico e comercial jogado às margens da estrada.
Alguns mal intencionados usam até dispositivos de coleta coletiva de lixo doméstico das chácaras existentes naquele trecho para jogar suas tralhas e lixo. Segundo sitiantes daquela região não adianta reclamar. O Secretário de Segurança do Município, Adjair de Campos, foi consultado sobre o problema vivido pelos sitiantes e moradores das proximidades do clube de campo da AABB.
Anúncios
Ele relatou que tem sido ampliada a fiscalização na região da Cuesta, principalmente nos acessos à Indiana, Pátio 8 e também na região Norte, na região conhecida como estrada de Toledo e Chácara Vista Alegre. “A equipe da Patrulha Ambiental e Rural da GCM tem feito um trabalho intensivo para coibir essa prática e temos feito flagrantes com aplicação de multas, principalmente no acesso da Indiana e Pátio 8. Outro local que temos feito patrulhamento intensivo é na região atrás do Posto da Policia Rodoviária e estrada de Toledo, mas diante dessas reclamações vamos incluir essa estrada na fiscalização”, afirmou.
Essa fiscalização vai começar imediatamente. “Já vamos incluir essa vicinal em nossa rotina e pedimos às pessoas que virem alguém praticando essa infração que comunique a GCM pelo 199, que agiremos imediatamente”, recomenda.
No final de julho a GCM flagrou um homem jogando entulho no Parque do Carmeluche e aplicou uma multa no contraventor. Ele estava jogando restos de material de tapeçaria e se comprometeu em contratar uma empresa especializada em entulho.
Os moradores já foram ameaçados pelas pessoas que fazem o descarte
“O pessoal diz que a coleta de lixo da cidade não retira mais isopor e papelão de grandes embalagens, como televisores, geladeiras e até plástico de colchões, e por isso eles vem jogar aqui”, disse ao Leia Noticias um pecuarista, que pediu para não ser identificado.
José Reinaldo, caseiro em uma propriedade, afirmou que chegou a reclamar com um infrator e foi repreendido pela esposa, depois de ser ameaçado pelas pessoas que descarregavam uma caminhonete com entulho de construção. “Um dia estavam jogando resto de material de construção e eu parei a camionete para reclamar. O motorista que estava jogando o lixo chegou a me ameaçar e ainda disse que estava nos ajudando a tapar os buracos da estrada”, contou.
Fonte: Jornal Leia Notícias