03 março, 2024

Últimas:

Botucatu: Serviço de Urologia do HC realizou mais de 4.500 atendimentos em 2023

Anúncios

Os números revelam a alta produtividade da especialidade médica. Com seis docentes, três médicos e seis médicos residentes (2 residentes/ano, distribuídos ao longo dos três anos de especialização), o Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) busca suprir a demanda de atendimentos com excelência desde a criação do então Departamento de Urologia, em meados de 1977. O Serviço de Urologia, vinculado ao HCFMB, foi criado em 2015, a partir da autarquização do Hospital.

Nos sete meses de 2023, o Serviço atendeu 4.716 pacientes, entre consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência. E não para por aí. No período, foram realizadas 679 cirurgias, entre procedimentos eletivos e emergenciais.

Anúncios

“Nós estamos aptos a realizar qualquer tipo de procedimento em Urologia”, diz o Chefe do Serviço de Urologia do HCFMB, Dr. Paulo Roberto Kawano.

Subespecialidades

Anúncios

A especialidade de Urologia é dividida em oito subespecialidades, dentre elas destacam-se: uro-oncologia, uroginecologia, uropediatria, transplante renal, neurourologia, andrologia, infertilidade e litíase. No HCFMB, docentes e médicos se revezam para preencher as lacunas de um Serviço amplo e complexo.

“Estamos lutando constantemente para não deixar o Serviço de Urologia diminuir. No entanto, mais do que isso, precisamos pensar em crescer. Para isso, contamos com o apoio e o incentivo da nova administração do HC e da Diretoria da FMB/UNESP, no sentido de viabilizar a contratação e fixação de novos profissionais, bem como investimentos na modernização de nosso parque tecnológico”, destaca Dr. Paulo.

Além de atendimentos (ambulatoriais, urgência e emergência) e cirurgias realizadas diariamente pela equipe de Urologia, alguns exames são feitos no próprio HCFMB com objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, como: Biópsias de Próstata, Cistoscopia (Endoscopia da bexiga) e Estudo Urodinâmico. A Litotripsia, técnica que consiste na fragmentação do cálculo renal por ondas de ultrassom, realizada no âmbito ambulatorial, também fica sob responsabilidade do Serviço de Urologia.

Encaminhamentos

Por se tratar de um Hospital de nível terciário, vinculado a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o HCFMB recebe pacientes de aproximadamente 70 municípios, pertencentes ao Pólo Cuesta e Vale do Jurumirim.

Os pacientes de Botucatu, por exemplo, após avaliação de médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto Socorro e Centro de Saúde Escola (CSE) – Vila dos Lavradores e Vila Ferroviária -, podem ser encaminhados para o HCFMB, quando existe a necessidade.

Por sua vez, os pacientes de cidades da região atendidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-VI) chegam até o HCFMB via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

Com a finalidade de aperfeiçoar o atendimento aos pacientes da região (Pólo Cuesta e Vale do Jurumirim), o Serviço de Urologia do HCFMB criou um protocolo que visa otimizar o tempo e a efetividade da ação dos profissionais de saúde.

“Não raramente, o  indivíduo chegava ao HCFMB, depois de ter sido  avaliado em sua cidade de origem, com hipótese diagnóstica de uma patologia urológica. Este paciente ficava meses aguardando a consulta e, quando chegava ao nosso Serviço,  identificávamos que o problema não era urológico; isto gerava grandes dificuldades e atraso no fluxo de atendimento dos nossos usuários”, lembra Dr. Paulo.

Com a implantação do novo protocolo, os profissionais de saúde dos municípios vizinhos conseguem melhorar a qualidade dos serviços prestados ao paciente e enviar informações atualizadas e precisas à equipe do Serviço de Urologia do HCFMB.

Desafios

Um antigo problema estrutural que requer planejamento, estratégia e esforço da equipe multiprofissional de saúde: atender a crescente demanda de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com insuficiente quadro de recursos humanos tem exigido cada vez mais comprometimento das especialidades médicas.

Esta realidade vivida em âmbito nacional e estadual retrata o dia a dia do Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

“Apenas no mês de maio, por exemplo, nosso Serviço realizou 585 atendimentos ambulatoriais, 110 procedimentos cirúrgicos e atendemos 250 pacientes no Pronto Socorro (urgência e emergência)”, frisa Dr. Paulo Kawano.

Para a expansão do parque tecnológico da área, o docente acredita que as parcerias público-privadas são fundamentais. “O Hospital Universitário tem um papel diferenciado, ele é um formador de recursos humanos altamente especializados”, finaliza o docente.

Números entre Janeiro e Julho de 2023 
    
    
 Cirurgias realizadas no Complexo HCFMB 
    
OrigemTipoQuantidade 
Centro Cirúrgico HCFMBEletiva193 
Urgência314 
Centro Cirúrgico HEBTUEletiva55 
Centro ObstétricoEletiva1 
Cirurgia Ambulatorial HEBTUEletiva115 
HemodinâmicaUrgência1 
TOTAL 679 
Fonte: Sistema Hospitalar MV   
    
    
 Atendimentos de Urgência/ Emergência 
    
Tipo de AtendimentoQuantidade  
Urgência e Emergência1.497  
Fonte: Sistema Hospitalar HCFMB   
Obs.: atendimentos finalizados pelo Serviço de Urologia, excluídas as internações.
    
 Atendimentos Ambulatoriais 
    
RecursoQuantidade  
UroGinecologia204  
Urologia Adulto1.301  
Ambulatório DSM32  
Onco Uro I670  
Bexiga Neurogênica Adulto110  
Onco Uro II450  
Litíase273  
Onco Uro – CROSS179  
TOTAL3.219  
Fonte: Sistema Hospitalar HCFMB   
    
    
Litotripsia  (Tratamento do cáclulo renal e ureteral) 
    
ProcedimentoQuantidade  
Litotripsia Extracorpórea136  
    
    
Biópsias de Próstata 
    
ProcedimentoQuantidade  
Biópsias42  
    
    
Exames Diagnósticos no setor de Endoscopia 
    
ProcedimentoQuantidade  
Cistoscopia (Endoscopia da bexiga)313  
Estudo urodinâmico132  
Total445

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 205 milhões

02/03/2024

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.695 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (02) no...

Categorias