03 março, 2024

Últimas:

Botucatu: Serviço de Cirurgia Vascular do HC realizou mais de 8 mil consultas em 2022

Anúncios

Responsável pelo tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, o Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) encerrou o ano de 2022 com números expressivos.

Entre atendimentos ambulatoriais e encaminhamentos por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), foram realizadas 8.022 consultas médicas.

Anúncios

O número não contempla as interconsultas, situação em que o paciente sob internação hospitalar, com outro problema de saúde, necessita de avaliação dos profissionais da Vascular em virtude de alguma intercorrência associada à área, como uma Trombose Venosa Profunda (TVP).

Neste quesito, o Serviço registrou 1.776 atendimentos em 2022. “Organização, planejamento, trabalho em equipe e alinhamento no dia-a-dia são fundamentais para nossa atuação”, lembra Dr. Marcone Lima Sobreira, Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HCFMB.

Anúncios

Fluxo

A partir do momento em que um paciente chega ao Serviço de Cirurgia Vascular, um trabalho minucioso de avaliação clínica é colocado em prática. O acompanhamento inclui a realização de exames, como Ultrassonografia Vascular, Doppler, Teste de Esteira e Angiografia Digital.

Com o diagnóstico estabelecido, o paciente recebe o tratamento indicado e, mesmo após o processo de recuperação, os cuidados de acompanhamento permanecem com a equipe médica (quando o caso exige).

Cirurgias

Em 2022, o Serviço de Cirurgia Vascular realizou 653 cirurgias no Centro Cirúrgico, dentre elas, cirurgias de alta complexidade, como aneurismas de aorta, endarterectomia das artérias carótidas, desobstrução arterial das extremidades (desentupir a circulação em casos de tromboses, por exemplo), amputações, varizes, etc.

Dentre os procedimentos mais comuns realizados em ambiente ambulatorial, estão a escleroterapia, escleroterapia com espuma (aplicação de polidocanol) e microcirurgia de varizes.

Laboratório Vascular

No Laboratório Vascular, o Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular possui quatro consultórios e dois aparelhos de ultrassonografia; neste setor, a equipe realiza atendimentos ambulatoriais, exames diagnósticos e alguns procedimentos de baixa complexidade. Entre janeiro e dezembro do ano passado foram realizados 2.631 exames de ultrassonografia.

Hemodinâmica

O Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular dispõe de espaço no Setor de Hemodinâmica, contando com duas salas com máquinas de última geração por meio das quais são realizados procedimentos diagnósticos e terapêuticos para abordagem de doenças vasculares como aneurismas, tromboses e obstruções arteriais. No ano de 2022, foram realizados 916 procedimentos.

 “As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que resulta num método seguro e minimamente invasivo e certamente ajudam muitos pacientes quando grandes procedimentos podem ser realizados sob anestesia local”, finaliza Dr. Marcone.

Assessoria

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 205 milhões

02/03/2024

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.695 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (02) no...

Categorias