04 de julho, 2025

Últimas:

Botucatu: Sem feiras e eventos, artesãos da cidade lutam para sobreviver e manter produção dos produtos

Anúncios

Assim como a maioria das atividades da economia autônoma, a situação dos artesãos também sofre com os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Sem a realização de feiras, como a tradicional feira na Praça do Bosque (que reunia cerca de 30 artesão nos primeiros e segundos sábados do mês) ou sem as vendas nas festas da cidade, trabalhadoras e trabalhadores do ramo tentam se reinventar em meio à crise, em Botucatu.

” Antes da Pandemia, no primeiro ou segundo sábado do mês havia a Feira do Artesanato na Praça do Bosque. Participávamos também das festas nos bairros, como a Festa da Mandioca, do Milho, Aniversário de Botucatu e Festa de Santana. A Casa do Artesão, que conta com apoio da Secretaria de Turismo, também está fechada assim como a nossa loja. Com todos esses obstáculos, está muito difícil para muitos artesãos sobreviverem “.

José Roberto pimentel camargo; coordenador da casa do artesão de botucatu

José Roberto, que é coordenador da Casa do Artesão de Botucatu, contou para o Leia Notícias que são cerca 300 artesãos de Botucatu e região prejudicados pela pandemia que já dura mais de um ano

Anúncios

De acordo com José Roberto, 60% dos trabalhadores criativos da cidade vivem exclusivamente do artesanato e estão lutando para sobreviver e manter a produção dos seus artesanatos.

” Cada peça é única e exclusiva. Existem produtos mais simples, até os mais elaborados. Há artesanatos mais modernos e outros do “tempo da vovó”, como é o caso dos panos de prato pintados à mão ou que são bordados e levam apliques de crochê. É uma tradição que não pode acabar”

JOSÉ ROBERTO PIMENTEL CAMARGO; COORDENADOR DA CASA DO ARTESÃO DE BOTUCATU

Para ajudar os artesãos a driblar a crise, José Roberto conta que a solução e render-se a internet para ofertar os produtos.

Anúncios

” Vamos movimentar nossa página no Facebook com os produtos de casa artesão. A ideia é que a população apoie, divulgue e compre para ajudar nossos artistas manuais”

JOSÉ ROBERTO PIMENTEL CAMARGO; COORDENADOR DA CASA DO ARTESÃO DE BOTUCATU

Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias