05 de julho, 2025

Últimas:

Botucatu se consolida entre as 50 cidades mais inovadoras do Brasil

Anúncios

Gradativamente Botu­catu tem alcançado altos índices de desenvolvi­mento, tornando-se um polo de investimento na região centro-oeste paulista. Isso significa mais atratividade para a instalação de empresas, oportunidades de ne­gócios e geração de em­prego. Recentemente, a consultoria Urban Sys­tems classificou o muni­cípio entre os 100 mais propícios para o fomento empresarial ao analisar infraestrutura, políticas sociais, além de outros aspectos.

Desta vez, a mesma consultoria traçou aná­lise de cidades “inteli­gentes” e conectadas, por meio do “Ranking Connected Smart Cities”, onde especificou os lo­cais com melhor mobili­dade, urbanismo, meio ambiente, energia, tec­nologia e inovação, eco­nomia, educação, saúde, segurança, empreende­dorismo e governança. Para se obter as notas finais foram aplicados 70 indicadores que contem­plam tópicos como nível educacional e formação acadêmica da popula­ção, polos de inovação e fomento a pesquisas, empreendedorismo, fro­ta de veículos, conexões rodoviárias / aeroviárias / ferroviárias, legisla­ções sobre ocupação do solo, empregabilidade, independência munici­pal quanto a repasses de outras unidades da fede­ração (Estado e União), acesso a computador e outros aparatos tecnoló­gicos e de conexão com a internet, taxas de roubos/ furtos e homicídios, aces­so a serviços de saúde, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), en­tre outros. Dessa forma, o total de pontos da edição 2019 do Ranking Connec­ted Smart Cities é de 69,5 pontos.

Anúncios

As análises foram feitas com informações obtidas através de órgãos oficiais como o Instituto Brasilei­ro de Geografia e Esta­tística (IBGE), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Funda­ção Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de órgãos governamentais como os ministérios da Economia; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunica­ções; Receita Federal; Ins­tituto Nacional do Seguro Social (INSS); instituições bancárias e de fomento.

Ao ser aplicado em cada item, Botucatu obteve 31,887 pontos nesta ava­liação, figurando na 49ª colocação do ranking. Junto com Piracicaba (21º) e Lençóis Paulista (91º) são os únicos mu­nicípios em um raio de cem quilômetros a figurar na avaliação. O posicio­namento botucatuense apresenta avanço em re­lação a edição do ano an­terior, quando a Cidade foi escalonada como sen­do a 51ª mais “conectada” do país.

Anúncios

Foram preponderan­tes nesta avaliação a so­matória obtida nos onze grandes eixos de análise: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saú­de, segurança, empreen­dedorismo e governança. Dos onze quesitos ana­lisados, Botucatu só não figura no ranking em mo­bilidade e acessibilidade, segurança e governança.

Uma das melhores ava­liações onde Botucatu figura foi no quesito urba­nismo, onde ocupa a 30ª colocação, obtendo nota 5,249. Alguns critérios apresentados consistiram em pontos como despe­sas pagas com urbanis­mo por habitante, leis de zoneamento, operação urbana e plano diretor estratégico, porcentagem da população vivendo em densidades populacionais médias e altas, atendi­mento urbano de água e atendimento urbano de esgoto. A análise de Meio Ambiente colocou Botu­catu como sendo o 78º melhor município do Bra­sil, obtendo 5,443 pontos. Foram escopo de análise, pontos como eixo de mo­bilidade e acessibilidade e energia, monitoramento de área de riscos e por­centagem de resíduos plásticos recuperados, indicadores de infraes­trutura e acesso a servi­ços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos.

Já no item Tecnologia e Inovação, o município obteve 2,653 pontos, al­cançando a 54ª posição. Nesta análise foram ob­servados fatores como capital humano, infraes­trutura de telecomunica­ção (Fibra Ótica e 4,5G), produção de conhecimen­to (Patentes) e incentivo à pesquisa (Bolsa CNPq). Esta nota foi obtida por causa do avanço dos in­vestimentos em conecti­vidade, como a expansão da rede de fibra ótica, desde 2017, a adoção do sistema digital de televi­são, a potencialização do acesso a veículos de co­municação, bem como a presença de faculdades e universidades.

Diretamente ligado a políticas públicas e in­vestimentos governa­mentais, o tópico Saúde manteve Botucatu como sendo um dos mais desen­volvidos do país pela pes­quisa da Urban Systems. Com nota atribuída de 3,322, o município ocupa a 53ª posição neste quesi­to. Foram utilizados como critérios a mensuração de índices, como morta­lidade infantil e a infra­estrutura tecnológica de saúde. Ou seja, oferta de leitos hospitalares e de assistência diversa e es­pecializada, profissionais qualificados, cobertura de atendimento, investi­mentos público no setor e mortalidade infantil.

Neste recorte ainda prevaleceram indicado­res de infraestrutura de saneamento básico, uma vez que a ausência de acesso à água potável e a coleta de esgoto pode indiretamente acarretar problemas de saúde na população. Em termos comparativos, Botucatu aparece à frente de cida­des como São Paulo, San­tos, Curitiba (PR) e Goiâ­nia (GO).

Outro recorte ligado di­retamente a investimen­tos públicos, Educação coloca o município na 57ª posição, com nota 4,324, ficando à frente de cida­des como Marília (70ª), Lençóis Paulista (77ª), Jaú (84ª), Avaré (87ª), Ribei­rão Preto (100ª). Foram analisados os eixos tecno­logia, inovação, economia e o pleno acesso ao siste­ma educacional.

Em uma vertente a pes­quisa avaliou o percentual da força de trabalho em ocupações nos setores de educação e pesquisa e desenvolvimento, bem como, número de compu­tadores, laptops, tablets ou outros dispositivos digitais de aprendizagem disponíveis por 1.000 alu­nos. O foco principal, no entanto, centrou em edu­cação pública, bem como os critérios avaliativos e de desenvolvimento pe­dagógico. A educação em nível privado foi retirado desse peso. Impacto es­sencial dentro do desen­volvimento econômico, o Empreendedorismo signi­ficou a melhor classifica­ção botucatuense no es­tudo, com a 46ª colocação (nota 1,492).

Não há, inclusive, ne­nhuma cidade em um raio de cem quilômetros ranqueada neste recor­te, que priorizou pontos como economia criativa, tecnologia, micro em­presa individual, espaços de inovação e de incuba­ção de conhecimento. A partir deste recorte foi analisado ainda o quesito Economia, onde Botu­catu figurou na 86ª posi­ção, obtendo nota 4,444. Neste ponto despontam também os municípios de Bauru (52ª), Itu (69ª), Rio Claro (70ª), Marília (84ª) e Piracicaba (94ª).

Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias