Anúncios
A prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Saúde confirmou nesta semana que escolas da cidade estão enfrentando surto de caxumba (parotidite).
Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produzem saliva. As parótidas estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. Contudo, a caxumba também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais, todas próximas dos ouvidos.
Anúncios
De acordo com um comunicado enviado aos pais dos alunos dos Colégios ADV, Colégio Anglo e Industrial, pessoas infectadas devem ficar 5 dias afastadas de suas atividades.
No sábado (29) os postos de saúde estarão abertos para atualização da carteirinha de vacinação das 9h até às 14h. A vacina Triplice Viral protege contra a doença.
Anúncios
A caxumba
A caxumba é muito mais comum em crianças e pode afetar uma das glândulas ou todas elas. As complicações da caxumba são raras, e geralmente acontecem quando a pessoa contrai a doença na vida adulta. Não há tratamento específico para caxumba, por isso é importante prevenir seu aparecimento com a vacinação.
A caxumba era mais comum no Brasil antes da vacina ser inventada. Após as vacinas serem incorporadas ao calendário dos postos de saúde, o número de casos reduziu-se drasticamente.
Transmissão da caxumba
O causador da caxumba pertence à família dos paramixovírus e é transmitido por via respiratória, mais precisamente pela inalação de gotículas do espirro ou da tosse de pessoas contaminadas. Entre o contato com esse agente infeccioso e o surgimento do inchaço nas glândulas salivares, geralmente decorre um período de 14 a 21 dias.
A transmissão pode ocorrer antes da manifestação dos sintomas pela pessoa contaminada até aproximadamente uma semana depois que o quadro se instalou. Inicialmente, é possível que apenas um lado das glândulas seja afetado, mas, passados alguns dias, o outro lado também pode acabar inflamado, mas isso varia de pessoa a pessoa.
Causas
A caxumba é causada por um vírus, que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Se você não tomou a vacina, pode contrair caxumba ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos.
Caxumba provoca inchaço doloroso das glândulas salivares
Uma vez infectada com caxumba, a pessoa pode contaminar outros no período entre seis dias antes do início dos sintomas até cerca de 9 dias após início dos sintomas. O período de incubação (tempo até o início dos sintomas) pode ser de 14 a 25 dias, sendo mais comum ocorrer entre 16 a 18 dias.
O ser humano é o único hospedeiro natural da caxumba. Isso quer dizer que só é possível contrair pelo contato com outra pessoa infectada, não sendo possível contraí-la de animais ou plantas. (2,3)
Fatores de risco
A caxumba faz parte das chamadas doenças comuns da infância, pois acomete, principalmente, crianças e adolescentes em idade escolar, dos 5 aos 16 anos.
Além disso, existe a possibilidade de os rapazes infectados desenvolverem também inflamação dos testículos, denominada orquite, mas, ao contrário do que se diz, é muito incomum a doença causar esterilidade. Entre as garotas, uma parcela está igualmente sujeita a ter inflamação dos ovários, a ooforite.
A caxumba pode, ainda, atingir o pâncreas e o sistema nervoso central, provocando processos inflamatórios que, contudo, evoluem de forma benigna.
Sintomas de Caxumba
Algumas pessoas podem ter a doença sem apresentar qualquer sintoma, ou então sinais muito brandos da doença. Quando os sintomas de caxumba se desenvolvem, eles usualmente aparecem após duas ou três semanas do contato com o vírus. O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares. Outros sintomas incluem:S
- Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles
- Febre
- Dor de cabeça
- Fadiga e fraqueza
- Perda de apetite
- Dor ao mastigar e engolir.
Buscando ajuda médica
O momento de buscar ajuda médica depende da intensidade dos sintomas de caxumba, não há um critério único. Se qualquer um dos sintomas citados acima atingir um grau de incômodo importante, o paciente ou a família deve buscar auxílio médico
Leia Notícias com Informações Minha Saúde