21 de dezembro, 2024

Últimas:

Botucatu: Sarad oferece atividade física no tratamento de dependentes químicos

Anúncios

Caminhadas, alongamentos, circuito funcional, treinamento individualizado e atividades aquáticas são apenas algumas modalidades esportivas desenvolvidas pelos pacientes do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD).

Coordenadas pelos profissionais de educação física Renato Fontes Mendonça Neto e Felipe César Damatto, as iniciativas têm a finalidade de contribuir com o tratamento de desintoxicação e reabilitação, atuando diretamente na transformação física e mental dos pacientes.

Anúncios

“Mais do que simplesmente recuperar as funcionalidades motoras, o exercício físico é uma ferramenta de controle químico do corpo e de resgate da autoestima e autonomia”, explicam os profissionais de educação física.

Há atividades físicas que ocorrem semanalmente, como caminhadas e alongamentos, porém elas variam de acordo com a demanda. “Todas as atividades são propostas a partir da avaliação física e com o tipo de necessidade do paciente que está internado”, explica Nilza Martins Ravazoli Brito, Diretora Executiva do SARAD.

Anúncios

Benefícios para pacientes do SARAD

O processo de abstinência, muitas vezes, desencadeia sintomas físicos intensos, como fadiga, dor e agitação. “A prática de atividades físicas moderadas e personalizadas age diretamente no sistema nervoso central, estimulando a liberação de neurotransmissores como endorfina, dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar”, pontuam os profissionais.

Os hormônios naturais ajudam a combater os efeitos negativos do vício, regulando o humor, diminuindo a ansiedade e promovendo um controle químico mais saudável do corpo, componentes essenciais para evitar comportamentos reincidentes.

“Com o suporte da educação física, o SARAD oferece um tratamento que vai além da desintoxicação. É uma jornada de resgate da dignidade em que corpo, mente e espírito encontram forças para se reerguer. Aqui, cada movimento é um passo na direção de uma vida livre das amarras da dependência, com mais saúde, liberdade e esperança”, finalizam os especialistas físicos.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Neste domingo, dia 22, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida,...

Categorias