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Os educadores participaram de atividades diversas de acordo com o segmento.
As aulas na Rede Municipal de Ensino de Botucatu voltam nesta quinta-feira, 27, para cerca de 15 mil alunos; e na busca constante para promover a melhoria do ensino, os educadores participaram de uma preparação muito especial.
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Nos dias 24 e 25, cerca de 900 profissionais da educação das 74 escolas da rede e conveniadas, entre professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, especialistas, equipe psicossocial e de apoio, se reuniram para discutir e elaborar o Planejamento Pedagógico para o segundo semestre de 2023.
Nestes dois dias de preparação, os educadores participaram de atividades diversas de acordo com o segmento, como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.
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Na Educação Infantil, os trabalhos foram desenvolvidos através dos temas Música e Ritmo e Psicomotricidade. Os principais objetivos foram compreender a importância do trabalho com música e ritmos na educação infantil e apropriar-se de estratégias para inseri-los na rotina escolar. Da mesma forma, na psicomotricidade, conhecer novas possibilidades para planejamento de atividades psicomotoras.
Já no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, os trabalhos com os profissionais da educação foram direcionados através de oficinas explorando o conceito de metodologias ativas e o uso de tecnologias. Durante as oficinas os professores passaram por estações (metodologias da rotação por estações) que apresentaram problemas direcionadores explorando metodologias ativas.
O replanejamento da Educação Especial foi realizado no dia 24, na Faculdade Galileu (Shopping Botucatu) com a participação dos professores da EMEE Profª. Nair Peres Sartori, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os técnicos do NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado).
O tema abordado foi “Manejo comportamental no contexto escolar/educacional”, ministrado pelos psicólogos da instituição, com o objetivo em abordar sobre a prevenção do manejo comportamental dos alunos elegíveis para a educação especial, promovendo uma inclusão de maior sucesso e criar um ambiente de igualdade com possibilidades e oportunidades para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade, considerando as particularidades de cada individuo.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Claudia Gabriel, os planejamentos são organizados pelos coordenadores de área e supervisores escolares. ”Estas reuniões são muito importantes para verificar as necessidades, indicar as prioridades básicas e determinar os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação, como também estimular a cooperação entre professores e gestores das escolas”.
“Destacamos a relevante participação de professores e coordenadores das escolas da Rede Municipal e conveniadas na oferta de oficinas e formação dos profissionais de educação”, concluiu Claudia Gabriel.