Anúncios
Botucatu voltou a acumular desempenho positivo no número de empregos formais em maio, com a criação de 1.527 vagas de trabalho formais no mês, conforme registrado pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho. O saldo corresponde a 2.616 admissões contra 1.089 demissões no período. Os números são reflexos diretos da dinâmica de alguns setores econômicos, como a agropecuária e a indústria. Nesta semana pesquisa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apontou o aquecimento no nível de empregabilidade do setor, com a criação de 200 novas vagas nas empresas de Botucatu. No acumulado dos últimos cinco meses, Botucatu continua com desempenho de empregabilidade – 1.215 novos postos. É o melhor saldo registrado pelo município no ano, até o momento. Em abril, por exemplo, foram fechadas
454 vagas de trabalho formal, superando as contratações registradas em março (212) e fevereiro (120). No entanto, o desempenho obtido em maio é inferior ao registrado no mesmo mês em 2017, período de recuperação da crise econômica, quando foram criadas 1.620 novas vagas de trabalho (2.596 contratações ante 975 demissões). O índice local segue a tendência estadual, que teve a criação de 9.155 novos postos de trabalho, bem como a nacional, com 33.659 novos empregos registrados em carteira.
Anúncios
Agronegócio puxa a tendência de contratação
O índice positivo registrado pela região no Caged deve-se, em parte, ao setor de agronegócio. A função que mais teve contratações foi a de trabalhador no cultivo de árvores frutíferas, com 1.308 admissões. A indústria também impactou no desempenho, tendo a função de alimentador de linha de produção com 35 novas vagas de trabalho.
Anúncios
Já o setor de comércio e serviços foi o que mais impactou negativamente. O cargo de vendedor teve a extinção de 15 vagas (77 admissões contra 92 desligamentos), seguido do cargo de faxineiro, que registrou 28 contratações e 38 demissões.
Emprego formal sobe na região
A região analisada pelo Ministério do Trabalho – que compreende os municípios de Anhembi, Bofete, Conchas, Botucatu, Pardinho, Pratânia e São Manuel – também seguiu o ritmo de expansão com a criação de 1.491 vagas formais. Isso porque foram registradas, em maio, 3.025 contratações e 1.534 demissões.
Fonte: Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral