15 de novembro, 2025

Últimas:

Botucatu registra baixa adesão à vacina contra dengue em adolescentes

Anúncios

Apenas 17% do público-alvo recebeu a 1ª dose; cidade já registrou mais de 1,4 mil casos em 2025.

A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu orienta pais e responsáveis a levarem crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para tomar a primeira dose da vacina contra a dengue. O município segue com transmissão da doença e a baixa adesão preocupa as autoridades.

Anúncios

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 17% dos adolescentes botucatuenses dessa faixa etária receberam a 1ª dose do imunizante, percentual abaixo da meta de cobertura vacinal.

Mesmo com queda significativa em relação a 2024 — ano em que Botucatu registrou 17.680 casos confirmados e 12 óbitos — a cidade já soma em 2025 1.419 casos de dengue, com dois óbitos em investigação.

Anúncios

Com a circulação do sorotipo 2 da dengue, que possibilita reinfecção em pessoas que já tiveram a doença, a vacinação torna-se ainda mais importante para evitar complicações graves.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também nas salas de vacinação noturna do CSE Vila dos Lavradores e do CSI, que funcionam das 18h às 21h30.

Além da imunização, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de eliminação de criadouros do mosquito, medida fundamental para evitar a proliferação do vetor da doença.

Talvez te interesse

Últimas

Em 15 de novembro no icônico circuito Yas Marina de Abu Dhabi, diante de uma plateia lotada Onze equipes internacionais competem...

Categorias