29 de agosto, 2025

Últimas:

Botucatu registra baixa adesão à vacina contra dengue em adolescentes

Anúncios

Apenas 17% do público-alvo recebeu a 1ª dose; cidade já registrou mais de 1,4 mil casos em 2025.

A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu orienta pais e responsáveis a levarem crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para tomar a primeira dose da vacina contra a dengue. O município segue com transmissão da doença e a baixa adesão preocupa as autoridades.

Anúncios

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 17% dos adolescentes botucatuenses dessa faixa etária receberam a 1ª dose do imunizante, percentual abaixo da meta de cobertura vacinal.

Mesmo com queda significativa em relação a 2024 — ano em que Botucatu registrou 17.680 casos confirmados e 12 óbitos — a cidade já soma em 2025 1.419 casos de dengue, com dois óbitos em investigação.

Anúncios

Com a circulação do sorotipo 2 da dengue, que possibilita reinfecção em pessoas que já tiveram a doença, a vacinação torna-se ainda mais importante para evitar complicações graves.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também nas salas de vacinação noturna do CSE Vila dos Lavradores e do CSI, que funcionam das 18h às 21h30.

Além da imunização, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de eliminação de criadouros do mosquito, medida fundamental para evitar a proliferação do vetor da doença.

Talvez te interesse

Últimas

Estudo atingiu o seu desfecho primário, relativo à taxa de resposta global (TRG), evidenciando respostas clinicamente significativas em um linfoma...

Categorias