03 de setembro, 2025

Últimas:

Botucatu registra 148 casos de furto de energia combatidos pela CPFL em 2025

Anúncios

Ações de fiscalização recuperaram energia suficiente para abastecer 1,6 mil residências por um ano em toda a região de Bauru

Entre janeiro e julho de 2025, a CPFL Paulista recuperou 3,3 mil MWh de energia desviados ilegalmente nas 61 cidades atendidas pela companhia na região de Bauru. Em Botucatu, foram 148 ligações clandestinas regularizadas no período.

Anúncios

Segundo a empresa, os resultados refletem os investimentos em tecnologias e operações especiais de combate a fraudes e furtos de energia, que deverão somar mais de R$ 105 milhões até o fim deste ano.

Entre as soluções adotadas estão caixas blindadas em residências, que permitem o acesso ao medidor somente aos técnicos da companhia, e conjuntos blindados com telemetria em clientes industriais. Além disso, softwares de inteligência artificial foram implementados para analisar o consumo e otimizar inspeções em campo.

Anúncios

De acordo com Victor Rios, gerente de Recuperação de Energia da CPFL, as operações tornaram-se mais eficientes:

“A partir desses investimentos, conseguimos tornar as operações muito mais precisas e recuperar uma quantidade de energia que seria suficiente para abastecer cerca de 1,6 mil residências por um ano. Seguimos firmes no combate às ligações clandestinas e adulteração de medidores, com o compromisso contínuo de entregar energia de qualidade para toda a população”, afirmou.

Riscos e prejuízos

As práticas de furto ou fraude de energia, além de ilegais, podem provocar oscilações, curtos-circuitos e até acidentes fatais. Previstas no Código Penal, as penas variam de um a quatro anos de detenção, além do pagamento retroativo da energia furtada.

As consequências, no entanto, também atingem a sociedade: conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as perdas comerciais entram no cálculo da tarifa de energia, encarecendo a conta de luz de todos os consumidores.

Apoio da população

As denúncias anônimas feitas pela população têm sido fundamentais para os resultados. No estado, foram mais de 36 mil registros nos sete primeiros meses do ano.

“O apoio da população é um aliado importante no combate às fraudes. Comunicar a companhia evita acidentes e protege o sistema elétrico”, destacou Rios.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Mais de 450 novos hotéis para sonhar e reservar. 12 novos países para viajar com a Hilton. Um novo...

Categorias