19 abril, 2024

Últimas:

Botucatu recolhe mais de 900 embalagens de agrotóxicos

Anúncios

Segundo estatística do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), neste ano, mais de 45 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas deverão ser devolvidas por agricultores de todo o Brasil. Na última quarta-feira (2), produtores de Botucatu fizeram sua parte e ajudaram a tirar de circulação 906 embalagens de agrotóxicos. Pontos de coleta foram montados na Colônia Santa Marina e Secretaria Municipal de Agricultura.

Todo o material foi encaminhado à Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp), em São Manuel, onde fica a Central de Recebimento de Embalagens.  Na sequência o Inpev cuida de toda logística do sistema de destinação destes materiais, seja para reciclagem ou incineração. Em 2014, o total recolhido em Botucatu foi de 1.066 embalagens.
Esta iniciativa é uma alternativa aos agricultores que têm dificuldades para realizar a devolução desse tipo de material, que por lei deveria ser feita no local onde o mesmo foi comprado. Vale lembrar que o artigo 33 da Lei Federal 12.305, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, obriga aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
“Percebemos que houve uma leve diminuição no material recolhido, o que está muito associado à crise econômica. Como é um insumo caro, o agrotóxico pesa nas despesas do agricultor que tem procurado novas alternativas para manter a produção. Já para o meio ambiente, esta campanha é importantíssima porque dá a destinação correta de um material que poderia contaminar o solo, os rios e consequentemente o ser humano”, destaca Fernanda Bernardi, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
Em Botucatu, a campanha de Coleta Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos contou com a parceria das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Obras, além da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). De 2009 até este ano, mais de 20 mil embalagens já foram recolhidas por este mesma ação.
Mais informações
Secretaria de Meio Ambiente
Rua General Teles, 1603 – Centro
Tel.: (14) 3882-1290

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Anúncios

Últimas

Brasiluz ajudará na transmissão de energia elétrica no RJ

Brasiluz ajudará na transmissão de energia elétrica no RJ

19/04/2024

Empresa arrematou lote 8 no norte do estado carioca e fará a instalação de transformadores para...

Categorias