18 de janeiro, 2025

Últimas:

Botucatu recebe novo lote de vacina e fará “Dia D” vacinação nesta terça-feira (3)

Anúncios

A Secretaria de Saúde de Botucatu informa que, devido à grande procura por parte da população no último sábado (30), será promovido um segundo “Dia D” referente à 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Ficou definido que todos os postos de saúde do Município trabalharão em regime especial para a vacinação, nesta terça-feira (3), das 13 às 19 horas. 

Vale reforçar que campanha é direcionada somente aos seguintes grupos prioritários: gestantes; mulheres no período pós-parto (até 45 dias); idosos com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11meses e 29 dias); profissionais da saúde e pacientes com doenças crônicas [respiratória, renal, neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos – grau III, e transplantados]. 

Anúncios

Para ser imunizada, basta a pessoa estar com a carteirinha de vacinação em mãos. Os portadores de doenças crônicas serão vacinados perante apresentação de prescrição médica. Já os trabalhadores da área da saúde devem levar qualquer documento que comprove a atividade profissional.
 
De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Botucatu, somente no sábado passado foram vacinadas 10.822 pessoas, distribuídas da seguinte forma: 5.083 idosos; 2.498 crianças; 1.481 pacientes crônicos; 1.407 profissionais da saúde; 283 gestantes; e 70 puérperas.  Para se ter ideia, este volume de pessoas vacinadas é três vezes maior que o mesmo Dia D da Campanha contra a Gripe realizada ano passado em Botucatu, quando na época foram imunizados 3,5 mil pessoas.
 
“Acreditamos que esta maior procura esteja relacionada ao fato do assunto estar mais evidência nos meios de comunicação. Mas o importante é salientar que ninguém dos grupos prioritários da campanha deixará de ser vacinado. O segundo lote, com 10 mil vacinas, chegou nesta segunda-feira (3). Pedimos à população que tenha paciência e compreensão pois um terceiro lote de vacinas deverá chegar na segunda quinzena deste mês. Temos uma meta e vamos cumpri-la”, afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Claudio Lucas Miranda.
 
Impactos e recomendações
Além de prevenir a gripe e suas complicações, a vacinação, que acontece anualmente, apresenta um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Também é importante salientar que a vacina não provoca gripe ou eventos adversos graves.  
 
No entanto vale ressaltar que a vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo (usada na sua fabricação) ou para as pessoas que tiveram reações adversas graves a doses anteriores. 
 
Outras vacinas também serão oferecidas durante a campanha. São elas: contra difteria e tétano; para os idosos ainda não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; contra a pneumonia; e atualização de vacinas atrasadas em crianças menores de 2 anos.
 
Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Tel.: 3811-1100
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

 

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma nuvem “gigante” chamou atenção de moradores de diversas cidades das regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP) na tarde desta sexta-feira (17). Moradores...

Categorias