Anúncios
Botucatu recebe o evento “Memórias em Movimento”, aberto ao público e gratuito, das 9h às 17h no sábado (3), e das 9h às 21h no domingo (4), na Pinacoteca Fórum das Artes. A programação do evento conta com acesso de libras.
O objetivo do evento é celebrar as raízes multiculturais da região povoada por diferentes movimentos migratórios ao longo de sua história. Ao mesmo tempo, busca promover, a partir do reconhecimento dessa diversidade, a hospitalidade aos migrantes que chegam à cidade.
Anúncios
O evento reúne, no mesmo espaço público, atividades acadêmicas de pesquisa e extensão, pedagógicas, artísticas e gastronômicas, além da pré-estreia da mostra fotoetnográfica e do oferecimento de serviços de utilidade pública (veja programação abaixo).
A ideia é a de agregar diferentes públicos-alvo, desde o universitário e especializado no tema da migração até o público curioso de todas as idades, profissões, interesses e origens.
Anúncios
Participarão destas atividades diferentes grupos universitários do Estado de São Paulo, dentre os quais alguns pertencentes à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e à Universidade de São Paulo (USP), além da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e universidades e faculdades privadas da região de Botucatu.
O evento contará com as seguintes atividades:
- Feira de Arte e Gastronomia Cosmopolita;
- Painel de Grupos e Organizações que prestam atendimento a Imigrantes no Interior do Estado;
- Palestras, Mesas Redondas e Roda de Conversa entre Mulheres Migrantes;
- Exposição “Origens e Destinos”;
- Apresentação do Experimento Cênico “Num Piscar de Olhos” da Cia Poética de Botucatu;
- Projeção Mapeada na fachada da Pinacoteca da Pré-Estréia Experimental da Mostra Fotoetnográfica “La Frontera de La Esperanza” de Malu Ornelas;
- Apresentação do Coral do La Salle;
Confira o cronograma completo do evento:
Sábado (3)
- 13h: Grupo de Kung Fu – Espaço Shaolin;
- 14h: Grupo de Dança Japonesa;
- 14h30: Coral da Escola Estadual “João Queiroz” de Rubião Júnior;
- 15h: Grupo Afro Kitwana;
- 15h30: Grupo de Dança Árabe SalmBaraka;
- 16h: Grupo de Dança Espanhola da Oficina da Dança;
- 16h30: Grupo Harmonia Gitana.
Domingo (4)
- 9h: Abertura Solene, Apresentação do Projeto Reconduz, da Comissão de Direito dos Imigrantes e Refugiados da OAB/Botucatu e da Cátedra da UNESCO no Memorial da América Latina
- 10h: Apresentação do Prof. Dr. Antônio Braga da UNESP de Marília
- 11h: Roda de Conversa: Historiadores de Botucatu/SP I Mediação Prof. Dr. Antônio Braga
- 13h30: Exposição “Origens e Destinos”
- 14h: Roda de Conversa: “Memórias em movimento: narrativas de mulheres migrantes no interior de SP” I Mediação Profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha
- 16h: Palestra sobre as novas migrações e refúgio por Abdulbaset Jarour e Prudence Kalambay
- 17h: Desafios do migrante empreender no Interior I SEBRAE Botucatu
- 18h: Apresentação do Coral La Salle de Botucatu
- 19h: Apresentação do Solo Teatral Experimental Num Piscar de Olhos I Cia Poética de Botucatu
- 20h: Pré-estreia experimental Mostra fotoetnográfica “La frontera de la esperanza” por Malu Ornelas Fotografia e Projeto Reconduz
As barracas contarão com venda de comida japonesa, sírio-libanesa, venezuelana, afro-brasileira, italiana, mexicana, dentre outras, destacando-se a produção local da região de Botucatu.
As danças, japonesa, árabe, afro, cigana, flamenca e chinesa acontecerão no sábado, durante a tarde. No domingo, durante o horário do almoço, ocorrerá a apresentação do Grupo de Percussão Afro da Casa de Vô Benedito do Congo.
Toda a programação de domingo será transmitida ao vivo pelo canal do youtube do projeto. Para conferir a programação completo do evento, acesse o site.
Fonte: G1