25 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Querido na Cidade, Charbel completa 67 anos e segue quebrando estigma em torno da síndrome de Down

Anúncios

Hoje, 18 de dezembro, uma das figuras mais conhecidas de Botucatu comemora mais um aniversário. Charbel Gabriel Cury completa 67 anos.

Quando nasceu em 1954, poucas pessoas sabiam o que era Down. A expectativa de vida de quem exibia os típicos sinais da síndrome era de 30 anos, e a maioria das famílias escondia o filho em casa.

Anúncios

Porém, com Charbel sempre foi diferente. Com 67 anos, ele quebrou e superou todos os estigmas. Saudável, trabalha, faz exercícios e participa de grupo da igreja.

A vida de Charbel, de Botucatu, chegou a ser tema e serviu como exemplo de um documentário em 2015, durante o Congresso Brasileiro de Síndrome de Down, que teve o objetivo de quebrar o tabu de que pessoas com Down não chegam a envelhecer ou são um fardo para a família.

Anúncios

“A história do Charbel quebra esse estigma. Mostra que, com oportunidades, uma pessoa com Down pode se desenvolver e ter uma vida como outra qualquer”, destacou uma representante do Instituto Alana, responsável pelo documentário.

O pai de Charbel, João Cury, morreu há 21 anos; a sua mãe, Chafia Cury, há 40 anos. Desde então, ele mora com sua irmã Janete, sua responsável legal.

“Tio Charbel ou Chachá! Doce, engraçado, amigo e sincero. 67 anos do tio mais querido do mundo”, publicou neste sábado, 18, João Cury Neto, ex-prefeito de Botucatu, um dos sobrinhos de Charbel.

Jornal Leia Notícias – com informações Folha SP

Últimas

Lipo HD: cirurgião plástico aponta três razões para evitá-la

Lipo HD: cirurgião plástico aponta três razões para evitá-la

25/04/2024

Marcelo Takeshi Ono, cirurgião plástico, alerta sobre os motivos para evitar uma lipo HD

Categorias