04 de julho, 2025

Últimas:

Botucatu: Prefeitura enfrenta pressão para encerrar o isolamento social. Pardini afirma que seguirá as orientações profissionais de Saúde

Anúncios

Com duas mortes e 23 pessoas internadas com suspeita de Covid-19, sendo acompanhadas pelo HCFMB e Hospi­tal da Unimed, a grande atenção dos médicos e autoridades é para os próximos 10 dias, quan­do o pico do vírus deve atingir todo o Estado de São Paulo, o Município de Botucatu reafirma sua posição pelo isola­mento social. Não está sendo nada fácil para o Prefeito Mário Pardini e o médico infectologista Carlos Magno Fortaleza, que nos últimos dias se tornaram os alvos prefe­ridos de quem é contra o isolamento social.

Em entrevista na Rádio Municipalista, o infec­tologista informou que as projeções de mortes, usando os mesmos cri­térios usados na China, Itália, e indicada pela Organização Mundial de Saúde, chegaria a cerca de 3 mil pessoas, e provo­cou uma reação com crí­ticas violentas. O médico chegou a fazer um vídeo dizendo que não integra nenhum partido político e que é servidor público que atua no serviço co­letivo, sem compromisso com grupos partidários, e sim com a ciência e a saú­de pública.

Anúncios

O Prefeito Mário Pardi­ni, por sua vez, encerrou, ao menos em parte da comunidade, sua boa ava­liação de opinião pública. No último final de sema­na um grupo de empresá­rios, de vários setores, a maioria ligado ao comér­cio, bares e restauran­tes, iniciou um grupo de WhatsApp defendendo o fim do isolamento social e articulando atos para pressionar o Prefeito a rever o ato de isolamento social. Uma manifestação foi realizada no sábado teve pouca adesão e não repercutiu como espera­do, porém os organizado­res divulgaram 200 car­ros participantes.

Pardini, nas entrevistas que tem dado às emisso­ras de rádio, sites e jornal que cobrem a crise do Co­vid-19 na Cidade, reafir­ma que enquanto ele não tiver o sinal positivo para encerrar o isolamento so­cial, ele será mantido.

Anúncios

“Não é hora de falar de Eleições. Eu mantenho o isolamento social não porque eu quero, mas por ser o procedimento indi­cado pelas autoridades em saúde no mundo intei­ro. Eu sou engenheiro e tenho de respeitar a opi­nião de pessoas que as­sessoram o Ministério da Saúde e o Governo de São Paulo. Podem reclamar, podem deixar de votar em mim, mas enquanto o isolamento for neces­sário, ele será mantido”, afirmou.

Lideranças do comér­cio estão, ao menos até o momento, sintonizadas com as decisões da Pre­feitura. Fátima Baldini, presidente do Sincomer­cio, divulgou uma nota em seu perfil dizendo que também sente-se descon­fortável em ficar em casa e manter as lojas fecha­das, mas esse é o único caminho para conter a Covid-19. Ela pediu calma aos lojistas mais ansiosos e elogiou as medidas que estão sendo tomadas na Cidade.

O Presidente do Sindi­cato dos Comerciários, Sérgio Ortiz, salientou que os trabalhadores do comércio não devem re­tornar ao trabalho e se­guir as decisões da Pre­feitura e das autoridades médicas. Ortiz lembrou que a maioria dos comer­ciários ganham comissões e neste momento estão como a maioria dos em­presários, “deixando de ganhar, mas mantendo a saúde e evitando o risco de ficar doente”.

O Decreto Municipal, assinado pelo Prefeito Mário Pardini, mantém o comércio de Botucatu fechado até o dia 30 de abril.

Com Haroldo Amaral – Foto Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios VICTORIA, Seychelles, July 04, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo,...

Categorias