Anúncios
O Grupo Papa-Trilhas de Botucatu, através do seu líder, Toninho Sanches, fez uma importante descoberta histórica para a Cidade, neste domingo, 30.
De acordo com ele, após muita procura através da mata fechada que se formou ao longo do Rio Alambari, na região do Bairro Piapara, na zona rural de Botucatu, foi encontrada uma ponte que deve ter sido construída em 1.900, com mais de 100 anos de existência, que resistiu ao tempo e segue em seu local. “Tivemos o privilégio de encontrar uma obra fantástica, que enfrentou o tempo, como o testemunho de um tempo de glória que foi o ramal ferroviário de Piapara. Encontramos a ponte sobre o Rio Alambari, por onde passava o trem no percurso – Piapara a Remédios. Essa ponte foi construída, provavelmente, no de 1.900, pois a ferrovia começou a operar nessa região nessa data, e nos leva a crer que essa ponte possui 120 anos de construção”, destacou Toninho Sanches.
Anúncios
Anúncios
“É uma construção muito sólida de concreto, que na época era padrão na Estrada de Ferro Sorocabana e, por muitos anos, ainda se manterá altaneira em meio ao matagal cerrado e o Rio Alambari, que lhe fazem companhia. Esse ramal ferroviário foi desativado em 1952, deixando todo esse bairro de Piapara e seu prolongamento paralisado no tempo, com muitas famílias partindo para outras localidades”, completou o líder do Papa-Trilhas.
“Esse fato histórico merece nosso reconhecimento aos amigos do Grupo de Caminhadas Papa-Trilhas, Luís Lourençon e Olívio Trevizi, que juntos, após diversas incursões na mata, enfrentando todas as dificuldades que apareceram e informações desencontradas, jamais desistimos dessa maravilhosa aventura, que culminou com um desfecho glorioso para nós. Um passado de glórias e muitas realizações em Piapara não pode ser ignorado pela nossa população”, finalizou Toninho Sanches.
Leia Notícias