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Uma agência de turismo de Botucatu (SP) tem sido alvo de denúncia de clientes por supostamente ‘desaparecer’ após oferecer pacotes turísticos internacionais e cancelar as excursões de última hora. De diversas regiões do país, clientes afirmam terem pago pelas viagens que nunca foram realizadas e, após o cancelamento, não tiveram retorno quanto à devolução do dinheiro.
Segundo a Polícia Civil, o caso já está sendo investigado pela corporação e depende do registro dos Boletins de Ocorrência pelas vítimas.
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Uma das denunciantes, relatou ter adquirido um pacote para três pessoas com destino a Portugal, com data de partida marcada para o dia 11 de agosto deste ano.
O valor total do pacote, que foi pago à vista, foi de R$ 12,4 mil. No entanto, desde o momento da compra e do pagamento, a cliente nunca recebeu os vouchers que comprovariam as reservas de voos e hospedagens.
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A vítima chegou a receber números de vouchers que não eram reconhecidos pela companhia aérea, evidenciando possíveis indícios de fraude.
O caso é parecido com o de Bruno Alves Castilho, morador de Botucatu. Junto a um grupo de 20 pessoas, ele adquiriu passagens para Punta Cana, com data marcada para o dia 17 de julho.
Segundo a vítima, com a aproximação da data da viagem, o dono da agência falou que não iria cumprir com o combinado porque “gastou o dinheiro embarcando pessoas que estavam com a viagem mais próxima”.
“Aproximadamente 20 pessoas faziam parte do grupo e todas foram lesadas integralmente porque ele não comprou nada. Ele disse que não havia comprado nada e que não tinha o dinheiro para comprar, pois usou nosso dinheiro para embarcar pessoas que estavam com as viagens marcadas mais próximas”, relata.
O prejuízo individual, segundo Bruno, chega a mais de R$ 20 mil. “Meu prejuízo foi de R$ 21,8 mil, mas meu grupo perdeu mais de R$ 200 mil. Estou tentando cancelar a compra no cartão, mas isso é muito pouco provável já que a agência antecipava seus recebíveis”, relata.
Bruno Castilho calcula prejuízo em mais de R$ 20 mil com agência de turismo de Botucatu (SP) — Foto: Arquivo Pessoal
A mineira Maria Raquel Oliveira também se diz lesada pela agência. Após conhecer a empresa, comprou pacotes para a Turquia, com saída em junho deste ano, e para o Egito, em 2024.
Ao lado de um grupo de cerca de 20 pessoas, o sonho de conhecer dois novos países virou pesadelo justamente na hora de embarcar no último dia 14 de junho.
“Eu e meu marido fomos abandonados no balcão da companhia aérea, em São Paulo, sem reserva, nem hotel ou passagem de retorno para Belo Horizonte, que é minha cidade de origem”, conta.
Clientes denunciam descaso com pacotes comprados de agência de Botucatu — Foto: Facebook/Reprodução
Segundo ela, a agência justificou o cancelamento de última hora por um “problema de origem técnica” e exigiu o pagamento da passagem para que houvesse o reembolso.
“Eles simplesmente queriam me forçar a pagar a passagem e que no outro dia me reembolsariam. Não deram mais explicações sobre a situação, apenas de que houve um probleminha na agência de origem técnica”, conta.
No momento, com prejuízo de aproximadamente R$ 80 mil e sem retorno quanto à devolução do dinheiro, Maria se diz desesperada, já que continua pagando pelo pacote comprado para o ano que vem.
“Após tudo isso, fiquei de cama, com depressão, vergonha e desespero. Ainda estou pagando parcelas da segunda viagem do Egito e estou com dificuldades de cancelar os pagamentos futuros”, conta.
Após também se sentir lesada pela agência de turismo, a gaúcha de Porto Alegre Melina Giuncione dos Santos Genero, de 39 anos, decidiu procurar por outras vítimas. Hoje, o grupo soma 48 pessoas em um aplicativo de mensagens e busca explicações sobre o destino do dinheiro e os motivos para o cancelamento repentino das viagens.
Clientes denunciam agência de turismo de Botucatu (SP) após não entrega do serviço — Foto: Instagram/Reprodução
Cliente antiga da empresa, Melina comprou passagens para Punta Cana no dia 09 de maio. No entanto, desta vez, a falta de comunicação e informações sobre a viagem a fizeram desconfiar da entrega do serviço.
“Era uma cliente há bastante tempo e viajava com frequência, nunca tive problema com isso. Comecei a pedir o voucher no mês passado e a agência não me mandava, sempre ficava inventando uma desculpa para não enviar”, comenta.
Intrigada com a situação, Melina resolveu entrar em contato diretamente com o dono da agência, quando, enfim, teve a desagradável notícia de que o acordo não seria cumprido.
“Resolvi ligar para ele para saber a real situação, e ele me informou que não havia reservado o hotel, nem a passagem aérea. Falou que precisaria de mais um tempo. Eu disse que não poderia esperar e que ele tinha que, então, devolver o dinheiro. Foi aí que ele falou que estava quebrado e que não poderia devolver”, relata.
“Liguei para o pessoal que iria viajar e começamos a avisar os demais sobre isso para que ele não enganasse mais ninguém”, comenta.
Vítima entrou em contato com o dono de agência de turismo que não cumpriu com acordo — Foto: Arquivo Pessoal
Segundo ela, o pacote comprado custou cerca de R$ 32 mil, pagos no cartão. “Eu espero recuperar, porém teve pessoas que pagaram à vista, O que é bem mais difícil”, relata Melina.
Fonte: G1