15 de dezembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Planejamento Pedagógico marcou o início das aulas na Rede Municipal de Ensino

Anúncios

Nos três dias de preparação os profissionais participaram de atividades diversas de acordo com o segmento como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.

Anúncios

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Botucatu iniciaram na última segunda-feira, 06 de fevereiro, para cerca de 15 mil alunos. Na busca constante para promover a melhoria do ensino, os professores, educadores e atendentes de creche participaram de um planejamento muito especial.

No período de 01º a 03 de fevereiro, cerca de 900 profissionais da educação das 69 escolas da rede municipal e conveniadas, entre professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Especial, Atendentes de Creche, Monitoras, Berçaristas e Gestores se reuniram para discutir e elaborar o Planejamento Pedagógico para o primeiro semestre de 2023.

Anúncios

Nos três dias de preparação os profissionais participaram de atividades diversas de acordo com o segmento, como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.

A Educação Infantil promoveu três momentos distintos sendo dois diretamente com professores e educadores e um para atendentes de creche. Durante o planejamento, conteúdos como História da Educação Infantil no Brasil, Concepção de Criança e Infância, Concepção de Ensino e Aprendizagem foram abordados, entre outros temas.

Já a Educação Especial, no dia 01 de fevereiro, promoveu momentos personalizados com professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e com professores da Escola Municipal de Educação Especial Profª Nair Peres Sartori. Nos outros dias, professores, cuidadores e demais servidores/colaboradores participaram de estudos acerca de documentos norteadores para a educação especial.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais promoveu um encontro com os professores, orientando-os em relação ao Currículo Paulista, materiais didáticos adotados pela rede e foram realizadas oficinas didáticas. Nos outros dois dias o Planejamento continuou nas unidades escolares com enfoque nas habilidades que deverão ser trabalhadas durante o ano letivo para o pleno desenvolvimento dos educandos.

O Planejamento do Ensino Fundamental Anos Finais ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro compreendido em uma reunião dos professores da rede, numa unidade escolar, onde agrupados por área de conhecimento iniciaram os estudos para a construção do Plano Escolar alinhando as habilidades ao currículo sendo mediados por professores. No segundo momento o trabalho teve continuidade nas escolas sob condução dos coordenadores pedagógicos com a intenção de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Professores de Educação Física se reuniram numa unidade escolar onde discutiram as habilidades a serem abordadas durante o ano letivo. Após foram proporcionadas duas vivências práticas ressaltando as habilidades de dança e inclusão. Nos demais dias sob orientação dos coordenadores pedagógicos realizaram estudos nas unidades onde ministram aulas.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Profa. Cláudia Gabriel, os planejamentos foram organizados pelos Coordenadores de Áreas, Supervisores Escolares, Orientadores Pedagógicos, Diretores e Coordenadores Pedagógicos.

”O momento do planejamento é imprescindível para assegurar que todo o trabalho realizado na rede tenha intencionalidade pedagógica de maneira que seja possível aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem com foco numa educação municipal de qualidade que zele pelo desenvolvimento do aluno e pelo acompanhamento das aprendizagens”, concluiu.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na cidade de São Paulo, 40.297 imóveis estavam sem energia elétrica, segundo boletim da concessionária Enel das 22h deste domingo (14)....

Categorias