Anúncios
O prédio da Pinacoteca foi entregue oficialmente no sábado, 31 de março, seis anos depois do anúncio de sua construção. Após descerramento de placas e discursos de autoridades, o público presente conferiu o resultado do restauro do prédio original – projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, há mais de um século -, com uma visita ao interior do espaço.
Autoridades desconversam sobre cravar uma data, em definitivo, para que o equipamento possa iniciar as exposições de seu acervo. “Hoje inauguramos o prédio da Pinacoteca, mas alguns ajustes ainda serão necessários fazer. A empresa ainda trabalha em alguns pontos para que tenhamos a Pinacoteca da melhor maneira possível para abrir as portas à população”, justificou Pardini.
Anúncios
Prevista inicialmente para 2015, a obra sempre foi postergada por detalhes na infraestrutura e, após isso, por problemas no financiamento do local. Uma parte do complexo do local já recebe exposições e atividades artísticas, o chamado Fórum das Artes, ao lado do prédio da Pinacoteca.
Em fevereiro, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Marcelo Mattos Araújo, realizou visita técnica às instalações da Pinacoteca de Botucatu. O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e melhoria dos serviços do setor, como aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.
Anúncios
Naquele mesmo mês, uma equipe do Sistema Estadual de Museus também verificou as condições do Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins em receber exposições. “A programação do espaço poderá ser fortalecida com exposições desenvolvidas pelos museus geridos pela Secretaria da Cultura do Estado através das Organizações Sociais de Cultura. Além de exposições, o Sistema Estadual de Museus proporciona apoio técnico e formação de especialistas para possibilitar o aperfeiçoamento contínuo das atividades museológicas”, frisou Regina Ponte, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado.
Fonte: Jornal Leia Notícias Por Flávio Fogueral