07 de julho, 2025

Últimas:

Botucatu: Pinacoteca é inaugurada, mas sem abertura oficial ao público

Anúncios

O prédio da Pinacoteca foi entregue oficialmente no sábado, 31 de março, seis anos depois do anúncio de sua construção. Após des­cerramento de placas e discursos de autoridades, o público presente con­feriu o resultado do res­tauro do prédio original – projetado pelo arquite­to Ramos de Azevedo, há mais de um século -, com uma visita ao interior do espaço.

Autoridades descon­versam sobre cravar uma data, em definitivo, para que o equipamento possa iniciar as exposições de seu acervo. “Hoje inaugu­ramos o prédio da Pinaco­teca, mas alguns ajustes ainda serão necessários fazer. A empresa ainda trabalha em alguns pontos para que tenhamos a Pina­coteca da melhor maneira possível para abrir as por­tas à população”, justificou Pardini.

Anúncios

Prevista inicialmente para 2015, a obra sempre foi postergada por deta­lhes na infraestrutura e, após isso, por problemas no financiamento do local. Uma parte do complexo do local já recebe exposi­ções e atividades artísti­cas, o chamado Fórum das Artes, ao lado do prédio da Pinacoteca.

Em fevereiro, o presi­dente do Instituto Brasi­leiro de Museus (IBRAM), Marcelo Mattos Araújo, realizou visita técnica às instalações da Pinacote­ca de Botucatu. O órgão é responsável pela Polí­tica Nacional de Museus (PNM) e melhoria dos serviços do setor, como aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.

Anúncios

Naquele mesmo mês, uma equipe do Sistema Estadual de Museus tam­bém verificou as condi­ções do Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins em receber expo­sições. “A programação do espaço poderá ser forta­lecida com exposições de­senvolvidas pelos museus geridos pela Secretaria da Cultura do Estado através das Organizações Sociais de Cultura. Além de expo­sições, o Sistema Estadual de Museus proporciona apoio técnico e formação de especialistas para pos­sibilitar o aperfeiçoamen­to contínuo das atividades museológicas”, frisou Re­gina Ponte, coordenadora da Unidade de Preserva­ção do Patrimônio Muse­ológico da Secretaria da Cultura do Estado.

Fonte: Jornal Leia Notícias Por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Prisão foi realizada na madrugada de sábado (5) no bairro São Judas Tadeu; mandado judicial era referente à esfera...

Categorias