17 de setembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Pinacoteca é inaugurada, mas sem abertura oficial ao público

Anúncios

O prédio da Pinacoteca foi entregue oficialmente no sábado, 31 de março, seis anos depois do anúncio de sua construção. Após des­cerramento de placas e discursos de autoridades, o público presente con­feriu o resultado do res­tauro do prédio original – projetado pelo arquite­to Ramos de Azevedo, há mais de um século -, com uma visita ao interior do espaço.

Autoridades descon­versam sobre cravar uma data, em definitivo, para que o equipamento possa iniciar as exposições de seu acervo. “Hoje inaugu­ramos o prédio da Pinaco­teca, mas alguns ajustes ainda serão necessários fazer. A empresa ainda trabalha em alguns pontos para que tenhamos a Pina­coteca da melhor maneira possível para abrir as por­tas à população”, justificou Pardini.

Anúncios

Prevista inicialmente para 2015, a obra sempre foi postergada por deta­lhes na infraestrutura e, após isso, por problemas no financiamento do local. Uma parte do complexo do local já recebe exposi­ções e atividades artísti­cas, o chamado Fórum das Artes, ao lado do prédio da Pinacoteca.

Em fevereiro, o presi­dente do Instituto Brasi­leiro de Museus (IBRAM), Marcelo Mattos Araújo, realizou visita técnica às instalações da Pinacote­ca de Botucatu. O órgão é responsável pela Polí­tica Nacional de Museus (PNM) e melhoria dos serviços do setor, como aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.

Anúncios

Naquele mesmo mês, uma equipe do Sistema Estadual de Museus tam­bém verificou as condi­ções do Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins em receber expo­sições. “A programação do espaço poderá ser forta­lecida com exposições de­senvolvidas pelos museus geridos pela Secretaria da Cultura do Estado através das Organizações Sociais de Cultura. Além de expo­sições, o Sistema Estadual de Museus proporciona apoio técnico e formação de especialistas para pos­sibilitar o aperfeiçoamen­to contínuo das atividades museológicas”, frisou Re­gina Ponte, coordenadora da Unidade de Preserva­ção do Patrimônio Muse­ológico da Secretaria da Cultura do Estado.

Fonte: Jornal Leia Notícias Por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Ambas as empresas irão cooperar na rápida expansão de programas completos de cartões, processando atualmente milhões de transações por mês...

Categorias