Anúncios
Começou a contagem regressiva para o desligamento do sinal digital de televisão em Botucatu. Pontualmente à meia noite do dia 28 de novembro, os telespectadores do interior paulista terão apenas o sinal digital à disposição, que oferece melhor qualidade de imagem e áudio, entre outros avanços tecnológicos.
O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida para todo o país.
Anúncios
O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançada e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. Entre as vantagens do sinal digital estão a definição de imagem, que proporciona resolução mais nítida; a inexistência de ruídos ou interferências (os chamados “fantasmas”) nas transmissões; além da possibilidade de mobilidade, sendo que alguns smartphones já possuem a opção de televisão digital.
Para fazer a mudança, basta verificar se o atual aparelho possui receptor e decodificador de sinal digital embutido. Isso pode ser conferido nos televisores de LED, LCD ou plasma com o selo DTV.
Anúncios
Caso não tenha, é preciso conferir no manual ou site do fabricante, com o nome e número do modelo. Se for um televisor por tubo ou sem o receptor interno, é necessário comprar um conversor do sinal.
Este equipamento é vendido em lojas especializadas ou de grandes redes, cujos preços variam de R$ 50 a R$ 100. Famílias de baixa renda ou que estejam contempladas em algum programa social do governo federal têm direito a um kit gratuito.
Para isso, precisam telefonar para o número 147 ou consultar o site www.sejadigital.com.br, munido do Número de Identificação Social (NIS), além do CPF, para saber se tem direito ao equipamento. A pessoa pode também agendar a instalação.
Ação no final de semana
A poucos dias do desligamento do sinal analógico, a Seja Digital, Organização Não-Governamental (ONG) responsável pelos trabalhos de instalação das antenas nas cidades do interior paulista, fará ações diretas com a população.
Nesta sexta e sábado (26 e 27), em Botucatu, a entidade fará atendimento porta a porta na região da Vila Cidade Jardim.
A ação tem como objetivo levar mobilizadores uniformizados aos bairros prioritários, batendo de porta em porta nas casas e pontos comerciais, para verificar quem tem direito ao kit gratuito, realizar o agendamento para a retirada dos equipamentos e tirar dúvidas sobre o sinal digital de TV.
A atividade conta ainda com a instalação solidária, realizada por instaladores treinados, para a população que está encontrando dificuldades para instalar a antena digital e o conversor.
Outras mobilizações ainda serão efetuadas, com o calendário a ser divulgado futuramente pela ONG.
Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral