Anúncios
No mês de julho, o município de Botucatu foi oficialmente integrado à State São Paulo Film Commission. Ainiciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo se formalizou em uma cerimônia realizada na sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista.
Botucatu é uma das 10 primeiras cidades paulistas a serem mapeadas e inseridas no sistema, em função de sua estrutura, vocação, localização, paisagens, arquitetura e capacidade de apoio à produção audiovisual. Com essa integração, o município passa a fazer parte de uma rede articulada de fomento ao setor, com potencial para atrair produções, capacitações e investimentos ligados à economia criativa.
Anúncios
Além da relevância atual, a cidade possui uma forte ligação histórica com o cinema. Desde os anos 1920, filmes eram exibidos em espaços tradicionais da cidade, como o Cine Avenida, o Cine Teatro Nelli e o Cine Paratodos, seguidos pelo Cine Vila Rica, Cine Cassino e o Cine Clube Paratodos. O município também já foi sede de importantes distribuidoras de filmes, como a Cinematográfica Araújo e a Passos Filmes, que atuaram de forma expressiva no circuito exibidor do interior paulista.
A State São Paulo Film Commission é um instrumento estratégico de descentralização do audiovisual no Estado, que visa facilitar e apoiar as produções cinematográficas e televisivas em diversos municípios, promovendo o desenvolvimento econômico, cultural e turístico.
Anúncios
Ao ingressar na comissão, Botucatu retoma seu protagonismo na história do cinema, agora com uma estrutura mais profissional e conectada, capaz de impulsionar a geração de emprego, formação de talentos e valorização da nossa identidade cultural.

Fonte: PMB – Foto: Divulgação