Anúncios
Ação “SP Mobile” da Polícia Civil resultou na devolução de aparelhos a vítimas e responsabilização por receptação
A Polícia Civil de Botucatu participou na segunda-feira (7) da operação “SP Mobile”, que resultou na recuperação de 114 celulares roubados ou furtados em diversas cidades da região de Sorocaba. A ação foi coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter 7) e contou com o apoio das delegacias seccionais de Botucatu, Avaré, Itapeva, Itapetininga e Sorocaba.
Anúncios
Em Sorocaba, 25 aparelhos foram devolvidos aos proprietários. Em Botucatu, parte das apreensões foi feita durante diligências em comércios e com pessoas que utilizavam aparelhos reativados mesmo após registros de furto ou roubo.
De acordo com a Polícia Civil, a operação envolveu fiscalizações em estabelecimentos que comercializam celulares e acessórios, com base em um projeto da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que cruza informações de boletins de ocorrência com dados das operadoras de telefonia, utilizando o número de identificação do aparelho (IMEI).
Anúncios
Pessoas flagradas com celulares irregulares estão sendo convocadas a comparecer à delegacia para apresentar justificativas sobre a posse. Caso não consigam comprovar a origem lícita do aparelho, podem responder por receptação, conforme previsto no Código Penal.
Desde o início do programa em junho, mais de 1.400 celulares foram recuperados no estado de São Paulo, e 908 já foram devolvidos aos donos legítimos.
A Polícia Civil reforça a importância de registrar boletins de ocorrência em caso de furto ou roubo e de evitar a compra de celulares sem nota fiscal, com origem duvidosa ou com preços muito abaixo do valor de mercado. A aquisição desses aparelhos, além de ilegal, alimenta o ciclo de crimes patrimoniais.
Com Jornal Cruzeiro