01 de julho, 2025

Últimas:

Botucatu: Pardini revoga Decreto e suspende a Fase Vermelha do Plano SP

Anúncios

O prefeito Mário Pardini (PSDB) anunciou, no início da tarde deste domingo, 7 de fevereiro, que revoga o Decreto e suspende a Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate a Covid-19 em Botucatu.

A Fase Vermelha impede que atividades classificadas pelo governo paulista como não essenciais possam atender ao público. O anúncio do prefeito ocorreu em sua página oficial no Facebook, dois dias depois que a região do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI) foi mantida nesta fase.

Anúncios

Segundo o prefeito, a motivação para a suspensão seria o resultado obtido pela cidade no combate a Pandemia. “O esforço de toda a população e as medidas de restrição de circulação somadas a ampliação do número de leitos conquistada ao longo desta última semana foram fundamentais para que possamos iniciar uma nova transição, com a retomada das atividades consideradas não essenciais de maneira segura e responsável”, salientou Pardini.

Nos últimos dias, segundo ele, houve a redução no número de casos positivos em comparação com janeiro.  “Isso faz com que hoje figuremos entre as 5 cidades com a menor taxa de mortalidade por COVID – 19 num seleto grupo de municípios acima de 100.000 habitantes de nosso Estado e uma das menores taxas de letalidade do país, entre as 3 menores do Estado”, salientou.

Anúncios

Frisou que a vacinação em Botucatu, que já contemplou mais de 6400 pessoas, proporcionará maior segurança para a retomada das atividades essenciais.

“Avançamos com o programa de imunização, ontem, vacinando os idosos acima de 90 anos de idade e já na próxima semana, iniciaremos a vacinação dos idosos acima de 85 anos. Isso também nos dá a segurança de que em pouco tempo, reduziremos os casos mais graves da doença, reduzindo também a pressão pela ocupação dos leitos hospitalares, em especial leitos de UTI”, disse Pardini.

Atualmente o Hospital das Clínicas de Botucatu, vinculado ao SUS, está com 103% de sua capacidade de 30 leitos, tendo aberto mais dois espaços emergenciais. Na rede privada, o índice é de 70% dos dez leitos disponíveis.

“Nossas decisões sempre serão consequência da análise do cenário epidemiológico com o único intuito de proteger as pessoas evitando um colapso dos sistemas público e privado de saúde em nosso município, onde “exportar” pacientes a outras cidades e até regiões passa a ser a solução mais fácil e cômoda para o gestor público. Isso faremos de tudo para que não ocorra aqui”, salientou o prefeito.

“Temos um dos maiores e mais eficientes programas de testagem do Brasil, o que faz com que diagnostiquemos mais. Envolvemos as forças de segurança num projeto piloto em todo país para que as pessoas positivas e, portanto com a doença ativa, cumpram quarentena, garantindo um controle maior sobre a transmissão do vírus. Abrimos leitos municipais exclusivos para atendimento dos cidadãos de Botucatu e ainda, fomos a primeira cidade no Centro Oeste Paulista a firmar convênio para contratação de leitos particulares para atendimento de pacientes do SUS, alternativa graças a DEUS ainda não utilizada”, completou Pardini.

Porém, até o momento, não foi confirmado qual Fase Botucatu deve seguir e o que poderá funcionar na Cidade.

Notícias Botucatu

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um imóvel abandonado localizado na Rua Dr. Armando Sales de Oliveira, na Vila Maria, em Botucatu, tem gerado revolta...

Categorias